Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA > NOTÍCIAS > Participação de discentes na campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Participação de discentes na campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Atividade realizada com os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, sob a coordenação dos professores Orleans Brito e Pâmela Rossi, fazendo parte das atividades da disciplina Zootecnia II.
por publicado: 14/06/2017 08h43 última modificação: 14/06/2017 10h16

No mês de maio, alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio tiveram mais uma oportunidade de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Onde participaram da vacinação contra a febre aftosa, na fazenda do Sr. Erivelton Coimbra, sob coordenação dos professores Orleans Brito e Pâmela Rossi, fazendo parte das atividades da disciplina Zootecnia II.

Esse evento contou com a parceria dos órgãos ADAF (Agencia de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas), IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) e COOPERAMIGA (Cooperativa Mista Agropecuária de São Gabriel da Cachoeira).

O objetivo foi mostrar aos alunos a importância da campanha de vacinação que é obrigatória em todo o Brasil, exceto no estado de Santa Catarina (estado livre de vacinação), a não adesão a campanha pode gerar multa aos proprietários junto aos órgãos fiscalizadores. Essa importância decorre da gravidade da febre aftosa, pois ela é uma das doenças de maior impacto na sanidade animal, acarretando assim, grandes prejuízos econômicos para o produtor. A ocorrência de focos da doença determina o fechamento das exportações, tendo em vista ser uma doença classificada pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ANIMAL, como transmissível e com alto e rápido potencial de disseminação.

Eventos dessa natureza são de grande relevância, pois evidenciam a necessidade de se buscar parcerias e de estar sintonizado com os arranjos produtivos locais, para que o currículo esteja sempre adequado à realidade rural e assim, consequentemente, uma melhor formação para os futuros técnicos em agropecuária.