Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TABATINGA > IFAM Campus Tabatinga comemora 12 anos de atividades acadêmicas no Alto Solimões

por publicado: 30/05/2022 15h09 última modificação: 30/05/2022 15h09
O Instituto Federal do Amazonas completou, nesta útima semana, 12 anos de atividades acadêmicas em Tabatinga, na Região do Alto Solimões, ofertando educação profissional e tecnológica, gratuita e de qualidade na tríplice fronteira amazônica. Desde a sua inauguração, o campus cresceu de forma expressiva, seja em infraestrutura ou excelência nos serviços educacionais prestados. No decorrer dos 12 anos de atuação no município, a instituição vem afirmando seu propósito e consolidando-se como referência em educação profissional e tecnológica, através da sua inserção na comunidade através do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Ao completar mais um aniversário, o IFAM Campus Tabatinga acumula muitas histórias para contar! O Diretor-Geral, professor Nícolas Andretti de Souza Neves relata que estes 12 anos foram caracterizados de lutas, persistências, conquistas, insistências, alegrias, felicidades, transformações, aprendizagens e compartilhamento junto à população de Tabatinga e região da tríplice fronteira. “É um momento ímpar e nostálgico porque não dizer antológico, inesquecível, marcante na vida de quem por aqui passou e de quem aqui está e permanece. O IFAM/CTB é assim: saudoso, transformador, dinâmico e especial”, diz ele.
A professora Antônia Marinês Goes Alves, atual chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), em 12 anos fazendo parte desta Instituição, destacou sentir-se honrada em estar contribuindo para a formação profissional da região do Alto Solimões por meio desta Instituição desde a instalação do IFAM Campus Tabatinga. “Tenho vivido experiências enriquecedoras e inesquecíveis que engrandecem minha vida profissional e pessoal”, contou a professora.
Na manhã desta segunda-feira, 23/05, iniciamos as atividades festivas junto com os discentes e servidores. Foi um momento de confraternização, celebração e de muitos cliques. O Diretor Geral conduziu as palavras para a abertura da semana comemorativa dos 12 anos do campus.
Em agradecimento a sua contribuição científica em prol do Ensino, da Pesquisa e Extensão, ocorreu, no IFAM campus Tabatinga, a cerimônia de descerramento da placa em homenagem a Profa. Dra. Sandra do Nascimento Noda. A sala, agora nomeada, conduziu o elo de estudos entre a professora e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - ProfCiAmb. No momento, estiveram presentes representantes da Reitoria, do campus e do Programa. O campus Tabatinga estima seu mais profundo respeito e estende a homenagem a sua família (Dr. Hiroshi Noda, Eliana Noda e Gabriela Noda).

Na noite desta quinta-feira (26), servidores do campus Tabatinga como parte das comemorações dos 12 anos e em agradecimento a contribuíção da instituição a toda comunidade do Alto Solimões puderam, com prestígio, apreciar o Concerto da Banda de Música do Comando de Fronteira Solimões do 8° Batalhão de Infantaria de Selva no auditório do campus.
Ademais, como parte da programação da noite, tivemos o lançamento do livro "Em busca do cavalo sagrado da verdade" sob autoria do discente do 2° ano do Curso de Administração, Rafael de Carvalho Maronês, que teve como inspiração o projeto de produção de histórias de cavalaria desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pelo Prof. Geová Bezerra Guimarães. O IFAM campus Tabatinga orgulha-se de sua trajetória e dos belos frutos que partem dessa história.

Na noite desta sexta-feira, 27 de maio, data em que o campus Tabatinga comemora 12 anos de sua implantação no município de Tabatinga, servidores locais, bem como representantes dos demais campi do interior e capital, além de membros da reitoria e representantes da sociedade civil estiveram presentes em prestígio ao evento, este marcado com grandes homenagens e agradecimentos.
A noite teve seu início com o descerramento da placa do auditório, local onde todo a solenidade foi celebrada, o local agora recebe o nome do Reitor (in memoriam) Antônio Venâncio Castelo Branco, acometido pela COVID em 2021. O IFAM celebra essa mais profunda homenagem e estende os cumprimentos a toda a sua família.
Como parte das homenagens, 15 servidores do campus Tabatinga com mais de 10 anos de serviços prestados ao instituto receberam certificados de reconhecimento e medalhas de honra por suas atuações. Antigos diretores do campus, bem como a atual direção do campus representada pelo Prof. Nícolas Andretti de Souza Neves e reitoria do IFAM, representada pelo Prof. Jaime Cavalcante Alves também receberam suas homenagens.
O IFAM campus Tabatinga reforçou seu comprometimento e gratidão a todas as instituições parceiras nesses últimos anos e certificados de apreço como amigo do campus Tabatinga foram entregues há cerca de 30 instituições e orgãos de todo Alto Solimões. Como ação conjunta a Comissão de Comunicação Social do campus, novos crachás também foram entregues aos servidores. A noite se encerrou num coquetel de confraternização, além de apresentação artístico-culturais realizadas pelo grupo Nuevas Estampas de Letícia, CO.