Normas para Submissão de Trabalhos
I - Normas para Elaboração dos Resumos dos Trabalhos Científicos
Os trabalhos científicos devem ser originais. O texto deverá ser produzido em programa Word. O texto deverá ser formatado para o tamanho de página A-4, com margens superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita de 2 cm. O Resumo deve ser escrito na língua portuguesa e dividido em título, autoria, corpo do texto e palavras-chave, atendendo às seguintes normas de formatação:
a) Área
- Conter acima do título a área do conhecimento. Consultar e selecionar uma área do no item h.
b) Título:
- Preciso e informativo;
- Espaçamento simples, letras maiúsculas, fonte Arial 12, negrito e centralizado;
- A instituição financiadora da pesquisa/bolsa deve ser indicada como primeira chamada enumerada no rodapé.
c) Autores:
- Pode-se listar até cinco (5) autores;
- A primeira letra de cada nome/sobrenome deve ser maiúscula (Ex.: Fulano dos Santos e Silva). Não os listar apenas com as iniciais e o último sobrenome (Ex.: F.S. Silva);
- Os autores devem ser separados por vírgula, centralizado, espaçamento simples, fonte Arial 10, com chamadas de rodapé enumeradas e em sobrescrito, informando a formação/titulação, instituição/vínculo profissional e o endereço eletrônico dos autores.
d) Corpo do texto:
- Digitado em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples;
- Mínimo de 300 e máximo de 500 palavras;
- Não conter tabelas, gráficos, figuras, referências bibliográficas e subtítulos;
- Evitar o uso de abreviações não consagradas e de acrônimos, como por exemplo: "o T3 foi maior que o T4, que não diferiu do T5 e do T6";
- Justificado e digitado em parágrafo único contendo:
Introdução - Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.
Métodos - Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.).
Resultados e Discussão - Descrição e discussão dos resultados obtidos incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada.
Conclusões - Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.
e) Palavras-chave:
- No mínimo três (3) e no máximo cinco (5) palavras-chave, em ordem alfabética;
- Digitado em letras minúsculas (à exceção de nomes próprios, nomes científicos e siglas), com alinhamento justificado e separado por vírgulas, espaçamento simples, fonte Arial 10;
- Não podem ser retiradas do título do trabalho;
- Não devem conter ponto final.
d) Rodapé:
- Digitado em fonte Arial 10, alinhamento justificado, espaçamento simples.
Somente serão publicados os Resumos de trabalhos aprovados pelos Comitês Científicos, por isso pedimos atenção para a completa obediência das normas descritas acima. Solicitamos a revisão de todos os dados e, se necessário, proceda às correções antes do seu envio. O certificado será emitido conforme as informações gravadas no Resumo de entrega, caso os dados sejam lançados errados pelo participante, não será fornecida segunda via do certificado.
A correção ortográfica e gramatical é responsabilidade dos autores.
Atenção: Antes que o resumo seja enviado, sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, dos campos do resumo (incluindo área, título, nomes dos autores e demais dados).
Não será possível corrigir o resumo após seu envio. Os dados serão publicados exatamente como forem enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido.
g) Como enviar o resumo.
Antes de enviar o resumo para o ENPET, é necessário:
- Ler as Normas de Envio de Resumo e Normas do Pôster;
- Fazer a inscrição de um dos autores;
- Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez, caso seja enviado mais de uma vez, somente o último será avaliado.
- Ter preparado e revisado o resumo de acordo com as normas.
- O resumo deverá ser enviado obrigatoriamente nos formatos .DOC e .PDF.
- Para realizar o envio o autor deverá acessar o link: https://goo.gl/forms/HSQz6USyLYW05xC12 ou clicando sobre o botão no menu à direita desta página.
- A resposta da análise do resumo, seguirá conforme prazos divulgados.
*O inscrito deverá aguardar entre 01 e 03 dias úteis para o ENPET automaticamente efetivar sua inscrição, apenas após este procedimento será liberado o envio do resumo.
h) Área de Conhecimento para classificação do resumo
A. Ciências Exatas e da Terra
B. Engenharias
C. Ciências Biológicas
D. Ciências da Saúde
E. Ciências Agrárias
F. Ciências Sociais Aplicadas
G. Ciências Humanas
H. Artes, Letras e Linguística
II. Prazo de submissão do resumo
05/10/2018: é prazo final para submissão do resumo pelo autor já inscrito no evento.
08/10/2018: prazo para o ENPET responder aos autores com o parecer da análise do resumo.
12/10/2018 até às 12:00h (horário de Brasília): prazo para os autores reenviarem os resumos com pendencias segundo parecer do dia 08/10/2018.
12/10/2018: prazo para o ENPET divulgar a programação de apresentação dos pôsteres.
18/10/2018: apresentação oral dos resumos que foram selecionados para a apresentação dos pôsteres, conforme programação do evento.
III. Normas de Apresentação de Pôster
Apresentarão seus trabalhos em forma de pôster durante o Evento todos os inscritos cujos resumos submetidos foram selecionados para confecção dos mesmos. O pôster deverá ser fixado e retirado no horário previamente estabelecido pela comissão organizadora e o responsável deverá estar ao seu lado, para responder às questões dos interessados e do Comitê de Avaliação.
Exclusivamente o pôster deve ser apresentado em forma de banner de acordo com o modelo de arquivo disponibilizado.
O espaço para fixação do pôster será de 90 cm x 120 cm, obedecendo às seguintes normas:
- ÁREA E SUB-ÁREA DE CONHECIMENTO RELATIVAS AO TRABALHO
- TÍTULO
- AUTOR(ES) (NOME COMPLETO) e IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES com instituição de vinculação. O autor responsável pela apresentação do trabalho deverá ter seu nome grifado.
- INTRODUÇÃO.
- OBJETIVOS.
- MATERIAL E MÉTODOS.
- RESULTADOS.
- CONCLUSÕES.
- BIBLIOGRAFIA.