Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TABATINGA > Notícias > I Encontro Internacional Fronteiriço de Pesquisa em Administração e Empreendedorismo na Amazônia

por publicado: 04/12/2019 20h13 última modificação: 04/12/2019 20h14

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2019, nas cidades de Leticia (Colômbia), Benjamin Constant (Brasil) e Tabatinga (Brasil), ocorreu o I Encontro Internacional Fronteiriço de Pesquisa em Administração e Empreendedorismo na Amazônia (EIFPAEA). O evento foi organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus Tabatinga (IFAM-CTBT), pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC-UFAM) e pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), sede Amazonia, e contou com cerca de 450 participantes.

O I EIFPAEA, evento pioneiro e inovador na tríplice fronteira amazônica, entre Brasil, Colômbia e Peru, com caráter acadêmico-empresarial, abriu espaço para socializar pesquisas e conhecimentos construídos em Administração e áreas correlatas, como gestão pública, comercial, contábil e econômica, que estiveram disponíveis aos estudantes, profissionais, empresários, empreendedores e gestores públicos da região.

02.jpg

p1.jpg   p2.jpg

Estiveram à frente da organização do I EIFPAEA as Professoras Mestras Patrícia Lujan (UNAL), Adiny Müller (IFAM) e Leide Leão (UFAM), que, após um ano de trabalho, e com o apoio de Instituições nacionais e internacionais, como o Conselho Federal de Administração (CFA), o Conselho Regional de Administração do estado do Amazonas (CRA-AM), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Cámara de Comercio del Amazonas, o Centro para Biodiversidad y el Turismo del Amazonas, o Servicio Nacional de Aprendizaje (SENA) e o Instituto de Educación Cafamaz (IEC), conseguiram realizar um evento de tamanha relevância.

p4.jpg   p6.jpg

A solenidade de abertura do encontro ocorreu na Universidade Nacional da Colômbia – sede Amazonia, em Leticia, quando foram apresentadas as palestras “Emprendimientos pertinentes a la Frontera en Respuesta a la 4ª Revolución Industrial”, ministrada pelo Professor Phd. Diego Cardona, da Universidade EAN – Bogotá, e “Administração: Passado, Presente e Futuro”, ministrada pelo Administrador Gilmar Camargo de Almeida, Diretor de Relações Internacionais e Eventos do CFA, em Brasília. Além disso, foram apresentados trabalhos de pesquisa relacionados ao Câmbio na Tríplice Fronteira e ao Varejo Alimentar, bem como foi feito um fórum de discussão com empreendedores da região.

O segundo dia do encontro foi realizado no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas, em Benjamin Constant, onde foram apresentados trabalhos de pesquisa relacionados às Habilidades, Metodologias Inovadoras e Projetos de Empreendedorismo na região e à Caracterização da Comercialização Agrícola no Município de Tabatinga. Foi ministrada, ainda, a palestra “Logística e Desenvolvimento Regional na Tríplice Fronteira”, pelo Prof. Dr. Jorge Campos, Diretor da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas, além da realização de uma mesa-redonda, com representantes das principais instituições educacionais presentes na região, sobre os Desafios e Perspectivas do Empreendedorismo na Tríplice Fronteira.

01.jpg

O encerramento do evento aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, em Tabatinga, e contou com a participação do Prof. Inácio Guedes, Presidente do CRA-AM, que ministrou a palestra intitulada “Negócios de Impacto Social da Amazônia”. Foram apresentados trabalhos de pesquisa voltados ao Empreendedorismo no município colombiano de Leticia, à Potencialidade do Empreendedorismo em Comunidades Rurais e à Produção e Comercialização Agrícola no município de Benjamin Constant. Também foi organizada uma mesa-redonda com representantes de diversos segmentos de Tabatinga, como a iniciativa privada, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No último dia, foi realizada, ainda, a inauguração do Laboratório de Administração Peter Drucker, do IFAM Campus Tabatinga, que contou com a presença ilustre do Presidente do CRA-AM.

03.jpg

p5.jpg   p7.jpg

Em suma, o evento contribuiu para o diálogo e fortalecimento dos laços de cooperação, inicialmente, entre os dois países, Brasil e Colômbia, através de um conjunto de ações, como palestras, mesas redondas, relatos de experiências e apresentações de trabalhos, que permitiram propor alternativas de análise e soluções para gargalos reais e concretos, que se refletem e afetam, diretamente, a vida dos habitantes das cidades e comunidades da região fronteiriça. O evento representou o compromisso dessas Instituições em fomentar a capacidade de empreender como uma importante estratégia de transformação da sociedade, favorecendo o desenvolvimento regional de forma sustentável e contextualizada.

04.jpg

Por se tratar de um evento bienal, a próxima edição do evento está prevista para 2021. Para tanto, contamos com a colaboração de mais instituições parceiras e com a participação de um público ainda maior.

Até o II EIFPAEA!

Visualize a galeria de imagens do evento

Contato: cad.ctbt@ifam.edu.br