Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TABATINGA > Notícias > IFAM - Campus Tabatinga capacita Pescadores e Produtores Rurais no Alto Solimões.

O Instituto Federal do Amazonas está cada vez mais próximo dos pescadores ribeirinhos na região do alto Solimões através da extensão rural capacitando pescadores e produtores rurais no alto Solimões.
publicado: 05/11/2015 15h37 última modificação: 05/11/2015 15h56

IFAM Campus Tabatinga capacita pescadores e produtores rurais no alto Solimões.

O Instituto Federal do Amazonas está cada vez mais próximo dos pescadores ribeirinhos na região do alto Solimões através da extensão rural, atuando principalmente na capacitação na área de pesca e aquicultura com pessoas com difícil acesso as politicas públicas ou algum acesso a cursos. Muitos dos pescadores, inclusive analfabetos, tiveram a oportunidade de participar pela primeira vez de um curso de capacitação.

Essas capacitações foram realizadas através do Projeto de Extensão “FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E AQUISIÇÃO DE INFRAESTRUTURA PARA FORTALECIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA E AQUICULTURA NA MESORREGIÃO DO ALTO SOLIMÕES” através de Convênio entre NUPA/IFAM Campus Tabatinga e Ministério da Integração Nacional. Até o momento foram realizados 12 cursos, sendo capacitados 509 pescadores na área de “manejo de pesca, introdução a aquicultura e beneficiamento do pescado”, sendo um total de 45 cursos previstos.

Os cursos possuem 48 horas, são essencialmente práticos e realizados nas comunidades beneficiadas, contam com recursos audiovisuais, material didático ilustrado de fácil compreensão e vocabulário simples. Os estudantes recebem auxílio financeiro para cobrir despesas com alimentação.

A profissionalização de produtores e pescadores contribuirá em termos gerais com a seguridade alimentar, redução da evasão de áreas rurais e melhoria da qualidade de vida com o incremento da produção, geração de renda e desenvolvimento da mesorregião como um todo.

Em visitas a essas comunidades beneficiadas, o Engenheiro de Pesca do IFAM Campus Tabatinga Jânderson Garcez realizou reuniões comunitárias e planejamento de 5 cursos para as comunidades, apresentação do Projeto aos pescadores e realização de novas parcerias como Prefeituras, Associações comunitárias e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM.

Ainda serão realizados cursos de “Manutenção de motor rabeta” e “Manutenção básica em refrigeração com amônia” nos nove municípios do alto Solimões.

Os cursos já realizados pelo IFAM foram:

CURSO PROJETO NUPA

Curso Manejo de Lagos em são Paulo de Olivença (Fonte Janderson Garcez)

Curso Introdução a aquicultura (Fonte Dayse Silva)

Curso Manejo de Lagos em são Paulo de Olivença (Fonte Janderson Garcez) (2)

Curso Manejo de Lagos em são Paulo de Olivença (Fonte Janderson Garcez)

Curso Manejo de Lagos em são Paulo de Olivença (Fonte Janderson Garcez) (3)

Curso Manejo de Lagos em são Paulo de Olivença (Fonte Janderson Garcez)

Curso Beneficiamento do Pescado em Fonte Boa (Fonte Maria Mendonça)

Curso beneficiamento do pescado em Fonte Boa (fonte Maria Mendonça)