Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TABATINGA > Notícias > IFAM participa da I Feira de Ciência, Ambiental, Sociocultural, Artesanal e Robótica do PSGM 2019

Notícias

IFAM participa da I Feira de Ciência, Ambiental, Sociocultural, Artesanal e Robótica do PSGM 2019

por publicado: 11/10/2019 18h02 última modificação: 11/10/2019 18h02

    Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro de 2019, foi promovida a I Feira de Ciência, Ambiental, Sociocultural, Artesanal e Robótica do PSGM 2019, em Tabatinga. O evento ofereceu diversas atividades aos visitantes, tais como: corte de cabelo, renas, manicure e pedicure, atendimento médico, teste rápido, dentre outras atividades.

    Durante o evento foram convidadas algumas Instituições para apresentar as diferentes temáticas. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM Campus Tabatinga foi convidado para apresentar a temática ambiental, para tal os discentes e professores do Curso Técnico de Meio Ambiente, nas formas subsequente e integrado, confeccionaram material para sensibilizar a população sobre a importância da preservação de florestas urbanas. Neste contexto, foi apresentada a área verde do Campus, incluindo a trilha ecológica. Além disso, o curso fez doação de mudas de espécies como o biribá, mapati, abiu, dentre outras, aos organizadores do evento.

01.jpg   02.jpg

03.jpg   04.jpg

Florestas Urbanas

    Floresta urbana é uma floresta (ou fragmento florestal) situada dentro ou próximo a uma zona urbana. Esses fragmentos de florestas são importantes mantenedores da biodiversidade, várias espécies de plantas e animais encontram, neles, o seu abrigo. Sua proximidade com as cidades também serve de potencial alternativa de lazer. Nessas áreas, podemos encontrar, numa caminhada mais atenta, várias espécies de pássaros, insetos, plantas e mamíferos. Além disso, estes fragmentos de florestas podem mitigar a poluição química e sonora, reduzir o efeito de ilha de calor, aumentar a disponibilidade e qualidade da água, reduzir a erosão nas encostas e, por consequência, os assoreamentos dos rios.

05.jpg   06.jpg

    Na cidade de Tabatinga – AM, a área verde do Campus do IFAM representa uma das poucas florestas urbanas, e além dos benefícios supracitados a área é uma representante da biodiversidade amazônica, possibilitando a realização de inúmeras aulas práticas. Contudo, a área sofre muitos impactos causados pela presença antrópica nas redondezas. Assim, faz-se necessário a promoção de atividades, tais como I Feira de Ciência, Ambiental, Sociocultural, Artesanal e Robótica do PSGM 2019, buscando a divulgação da importância desta área e sensibilizando os munícipes sobre a necessidade da preservação desta floresta urbana.