Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TABATINGA > Notícias > IFAM Tabatinga participa do XXIII Congresso Brasileiro de Economia em Florianópolis-SC

Notícias

IFAM Tabatinga participa do XXIII Congresso Brasileiro de Economia em Florianópolis-SC

por publicado: 17/10/2019 19h24 última modificação: 17/10/2019 19h25

01.jpg

     O IFAM Campus Tabatinga participa do XXIII Congresso Brasileiro de Economia, em Florianópolis/SC com o Resumo do Artigo: Diagnóstico socioeconômico da profissão de moto taxista e sua importância no município de Tabatinga/AM. A pesquisa foi realizada no município de Tabatinga, no Amazonas, localizado a Oeste do Estado do Amazonas, à margem esquerda do Rio Solimões, na Tríplice Fronteira Brasil-Colômbia-Peru, e possui 64.488 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizada em 2018 (IBGE, 2018).

     O município está situado na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru. A pesquisa mostrou que a profissão de mototaxista é responsável pela geração de grande número de empregos na cidade de Tabatinga/AM. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, são 1.015 mototaxistas cadastrados, distribuídos em seis Associações (diferenciadas pela cor dos jalecos: amarelo, verde, vermelho, azul, preto e roxo). Cada associação é composta por 190 mototaxistas, exceto a associação indígena (etnia Tikuna) que tem 65 associados.

     A pesquisa revelou que 84% dos mototaxistas são do sexo masculino e 16% do sexo feminino. Mais de 50% trabalham há mais de cinco anos na profissão. Em relação à renda, 79% dos mototaxista trabalham exclusivamente nesta profissão tendo-a como único meio de sustento e 21% tem outras atividades remuneratórias além desta.

 02.jpg

     Para 68% dos entrevistados, a renda familiar gira em torno de um a dois salários mínimos, 21% recebem até um salário mínimo e apenas 11% recebem acima de dois salários mínimos. O faturamento diário com a prestação do serviço é em média R$ 50,00, em um “dia bom”, com 8 horas trabalhadas. Foi possível concluir que a profissão de mototaxista é essencial para a geração de emprego e renda no município, sendo uma das principais fontes de renda de muitas famílias. Além de ser importante para a mobilidade urbana dos munícipes e dos visitantes, tanto dos países vizinhos quanto de turistas que visitam a região.