Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TABATINGA > Notícias > Visita Técnica ao município de Manaus e região metropolitana “Conhecendo a Cadeia Produtiva do Pescado”

No período de 03 a 09 de maio de 2015, os alunos do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do II e VI modulo, realizaram visita técnica na maioria dos setores que compõe a cadeia produtiva do pescado.
por publicado: 13/07/2015 22h38 última modificação: 13/07/2015 22h39

As atividades iniciaram com palestra realizada pelo pesquisador da EMBRAPA Roger Crescêncio, abordando as novas tecnologias desenvolvidas para aumento da produção com base em experimentos e pesquisas realizadas pela EMBRAPA.

O município de Manaus é o maior porto de desembarque de pescado, sendo o Porto da Panair o principal local de desembarque e onde está instalado o Terminal pesqueiro do município. Os discentes tiverem a oportunidade de acompanhar a comercialização do pescado diretamente dos barcos pesqueiros para os consumidores. Além de observar a comercialização do Tambaqui (Colossoma macropomum), produzidos nos estados de Roraima e Rondônia.

Na região metropolitana, os alunos visitaram os municípios de Iranduba e Manacapuru, onde estão instalados os principais frigoríficos de pescado, podendo verificar as instalações desde a recepção do pescado, passando pelos processos de: classificação, lavagem, processamento, congelamento, embalagem, armazenamento e expedição dos produtos.

Ainda nestes municípios os alunos de recursos pesqueiros tiveram a oportunidade de conhecer 3 grandes propriedades que praticam a piscicultura, onde puderam observar a produção de tambaqui com a utilização de aeradores que permite o aumento da densidade de estoque e a produção em larga escala desta espécie. Outra propriedade visitada é a única autorizada legalmente para comercialização de quelônios e a terceira propriedade, um dos maiores produtores de tambaqui e matrinxã em canal de igarapé.

Outro município visitado foi o de Presidente Figueiredo, na Vila de Balbina, onde está instalada a maior estação de reprodução de espécies nativas o CTTPA, onde os futuros técnicos em recursos pesqueiros puderam conhecer em loco a produção de pós-larvas que abastece a maior parte dos municípios do Estado.

No município de Manaus, os alunos puderam visitar a Universidade Federal do Amazonas, especificamente o projeto “pé-de-pinha” e os laboratórios de Ictiologia e Tecnologia do pescado, onde foram recebidos pelo Prof. Dr. Antônio Inhamuns e o Técnico de laboratório Msc.  Fabio Lopes de Souza, e puderam apresentar todas as pesquisas em andamento no Laboratório.

E por fim as turmas foram recebidos pelo Reitor do IFAM, Prof. MSc. Antônio Venâncio Castelo Branco, que destacou a importância de ações como essas para consolidar o conhecimento teórico, oportunizando a observação em loco das atividades e setores que compõem a Cadeia produtiva do Pescado.