Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > INSTITUIÇÃO > Departamentos > Coord. DEPE

Coordenações do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão

DEPARTAMENTO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO: O Departamento de Ensino é o órgão vinculado a Direção Geral, responsável por planejar, coordenar, executar e avaliar as ações de ensino desenvolvidas no âmbito do Campus.

Chefe do Departamento: Renata Gomes de Lima Melo
E-mail: depe.tefe@ifam.edu.br

COORDENAÇÃO DE REGISTRO ACADÊMICO: A Coordenação de Registros Acadêmicos é um órgão vinculado ao Departamento de Ensino e a ele compete:
I - efetuar os registros escolares;
II - preparar e informar processos específicos;
III - divulgar, periodicamente, os resultados do rendimento escolar;

CRA TEFÉ
Téc. lab. Cie. Cleuderson de Oliveira Batalha
E-mail: cra.tefe@ifam.edu.br


SETOR DE BIBLIOTECA: O Setor de Biblioteca vincula-se diretamente ao Departamento de Ensino e tem como finalidade:
I - proporcionar à comunidade acadêmica o acesso organizado à informação registrada em seus diversos suportes e mídias que atendam às ações e atividades de ensino, pesquisa e extensão dos Campi;

BIBLIOTECA
Bibl. Priscilla Correia Carvalho
E-mail: biblioteca.tefe@ifam.edu.br

COORDENAÇÃO DAS UNIDADES EDUCATIVAS DE PRODUÇÃO: A Coordenação das Unidades Educativas de Produção é um órgão vinculado ao Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, responsável por criar mecanismos de articulação permanente entre ensino, produção, pesquisa e extensão, planejando, orientando, acompanhando, controlando e avaliando projetos e programas pedagógico-produtivos, garantindo a efetiva implantação dos currículos dos diversos níveis e modalidades da educação profissional.

Coordenador: Engº Agron. Paulo Roberto Nunes de Menezes
E-mail: paulo.menezes@ifam.edu.br

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: A Coordenação de Educação a Distância é um órgão vinculado a Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão e tem como principal objetivo promover o acesso ao ensino técnico e superior a jovens e adultos, mediante programas de Educação a Distância (EAD).

E-mail: depe.tefe@ifam.edu.br

COORDENAÇÃO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO: a Coordenação de Ensino de Graduação é um órgão vinculado a Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão que tem como objetivo assessorar o DEPE e a Coordenação Geral de Ensino na elaboração de políticas, diretrizes e regulamentações relativas ao ensino de Graduação para os cursos do Campus.

Coordenador: Prof. Elson Alves de Moura
E-mail: elson.moura@ifam.edu.br

COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E INOVAÇÃO: A Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação tem por função planejar, apoiar, supervisionar e avaliar as atividades de pós-graduação e pesquisa no IFAM campus Tefé. Atua acompanhando a produção científica da comunidade acadêmica, pela manutenção do cadastro dos projetos de pesquisa desenvolvidos, divulgação de editais de órgãos de fomento às ações de pesquisa, dentre outros.

CPPI TEFÉ
Profa Tania Mara de Souza Castro
E-mail: cppi.tefe@ifam.edu.br

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO, ESTÁGIO, EGRESSOS, PROJETOS, E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS: A COEX tem por atribuição articular atividades educacionais interdisciplinares, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas que promovam a interação entre o IFAM, os segmentos sociais e o mundo do trabalho com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional como forma de socialização do saber, como prestação de serviço e como prática acadêmica.

COEX TEFÉ
Profa. Marilia de Almeida Silva
E-mail: coex.tefe@ifam.edu.br

COORDENAÇÃO DE GERAL DE ENSINO: A Coordenação Geral de Ensino (CGE) é responsável pelo planejamento, orientação, acompanhamento e avaliação das propostas pedagógicas juntamente com o corpo docente, Setor Pedagógico (SP) e Coordenação de Assistência ao Educando (CAE). Incentivar a implantação/implementação de metodologias que contemplem projetos multi, inter e transdisciplinares, articular, planejar e operacionalizar as condições atividades técnico-científicas para o desenvolvimento das atividades de Ensino e Aprendizagem também fazem parte dessa função.

CGE TEFÉ
Prof. Anderson Jose Paulo
E-mail: cge.tefe@ifam.edu.br

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação. Este eixo caracteriza-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética. Destaca-se na organização curricular destes cursos estudos sobre ética, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental. Além da capacidade de trabalhar em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

COORDENADOR TEFÉ
Prof. Remo Lima Cunha
E-mail: ccta.tefe@ifam.edu.br

COORDENAÇÃO DO CURSO DE INFORMÁTICA Compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações. Abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações.  Especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação e, sobremaneira, a necessidade de constante atualização tecnológica, constituem, de forma comum, as características deste eixo. O desenvolvimento de sistemas informatizados, desde a especificação de requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção de dados, podem constituir-se em especificidades deste eixo. Ressalte-se que a organização curricular destes cursos contempla estudos sobre ética, raciocínio lógico, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, formando profissionais que trabalhem em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

COORDENADOR TEFÉ
Prof. Gabriel Pinheiro Compto
E-mail: ccti.tefe@ifam.edu.br

COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGROPECUÁRIA: Compreende tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aqüícola e pesqueira. Abrangem ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social. Integram a organização curricular destes cursos: ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

COORDENADOR TEFÉ
Prof. Helder Oliveira Frazao
E-mail: cctagp.tefe@ifam.edu.br

COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO: A Coordenação de Assistência ao Educando do Campus Tefé é um órgão vinculado ao DEPE e tem como competências: planejar, coordenar e executar e acompanhar a execução dos Programas e Projetos de Assistência ao Estudante no âmbito do Campus, que contribua para a permanência de todos os estudantes, para melhoria do desempenho acadêmico, conforme a Polícia de Assistência Estudantil – PAES e também coordenar e acompanhar as atividades referentes à saúde, alimentação, higiene e disciplina do quadro discente em consonância com as atividades escolares e demais atividades correlatas.

CAE TEFÉ
Assistente Social Francisco Ripardo Maia
E-mail: cae.tefe@ifam.edu.br