Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > Campus Tefé e representantes da PROEN reúnem com lideranças indígenas e do campo

Notícias

Campus Tefé e representantes da PROEN reúnem com lideranças indígenas e do campo

IFAM, Campus Tefé
por publicado: 09/05/2016 08h35 última modificação: 09/05/2016 08h35

Campus Tefé e representantes da PROEN reúnem com lideranças indígenas e do campo

          Campus Tefé recebeu, nos dias 05 e 06 de maio, a visita das representantes da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), as servidoras Sara Carneiro da Silva, Coordenadora do PROEJA e Certificações integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT), Dinorah de Oliveira Cordeiro, Coordenadora do Núcleo de Políticas Etnoeducacionais Afro-brasileira e Indígena (NUPEAI) e Maria das Graças Serudo Passos, Coordenadora do Núcleo de Políticas de Educação do Campo (NUPEC).
         A visita teve como objetivo apresentar aos membros da comunidade tefeense e servidores do Campus as politicas educacionais de inclusão social do IFAM, no tocante à Educação Profissional e Tecnológica, no âmbito da Educação do Campo, na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Escolar Indígena e, ainda, realizar mapeamento de demandas com o propósito de oferecer cursos técnicos das áreas de trabalho de cada coordenação.   

         A primeira ação do grupo foi uma reunião que contou com a participação de lideranças indígenas, representantes da sociedade civil e do estado, ocasião em que, além de apresentar as políticas educacionais das áreas temáticas, teve o propósito de estabelecer parcerias e apoio para o atendimento de demandas das comunidades do município de Tefé e de seus afluentes.  A reunião contou com a participação de representantes da FUNAI, SEDUC, SEMED, ICMBIO, CETAM, APAFE, NEI-TEFÉ, UNIPIM-MSA Floresta Nacional de Tefé (FLONA), Associação das Mulheres Indígenas de Tefé e afluentes (AMINSA), Sindicato dos Pescadores.

         Durante a reunião, representantes das organizações expuseram as principais dificuldades encontradas por eles como, por exemplo, a falta de recursos para ofertar uma educação de qualidade nas suas comunidades indígenas e de campo. Ao final da reunião, todos foram unânimes em relatar a satisfação em saber do comprometimento do IFAM  em implantar no município  cursos de educação tecnológica na área de Educação do Campus, Educação Indígena e de Jovens e Adultos.

         O encerramento da reunião foi feito pelo Pró-Reitor de Ensino, professor doutor António Ribeiro da Costa Neto, que expôs de maneira sucinta as ofertas dos cursos, bem como os desafios e as complexidades de se trabalhar dentro das áreas apresentadas. Finalizou expondo o comprometimento da PROEN perante a valorização cultural, o respeito à vida e afirmou que,  a médio prazo,  serão implementadas as ações que foram  discutidas durante a reunião  com a lideranças comunitárias e parcerias.

Por Comunicação Social

Ifam – Campus Tefé