Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > Campus Tefé promove 1º Workshop do Empreendedorismo

Campus Tefé promove 1º Workshop do Empreendedorismo

IFAM, Campus Tefé
por publicado: 23/05/2016 17h10 última modificação: 23/05/2016 17h10

Campus Tefé promove 1º Workshop do Empreendedorismo

Reunindo palestras, oficinas e exposições de projetos, o IFAM Campus Tefé promoveu na última sexta-feira, 20, o 1º Workshop do Empreendedorismo, que contou com a participação de alunos, docentes, técnicos, empresários do município e representantes do exército brasileiro.

A atividade, realizada no auditório do Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho, iniciou com a palestra Microempreendedor Individual ministrada por um representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Durante a exposição, entre outras informações, foram abordadas as vantagens de ser um empreendedor.

A programação contou com exposições de alunos do terceiro ano dos cursos técnicos integrados. Do curso de Administração, a aluna Adriane da Silva Rocha apresentou a palestra  Empreendedorismo Familiar, e a apresentação do projeto Sabores de Tefé, premiado pelo IDSM,  Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, durante a feira de Ciências em 2015, foi apresentado pelas alunas  Mônica Nonato Ferreiro e Camila Farias.

Do curso de Informática, terceiro ano, Hillary Bruna de Souza dos Santos, Bruno Ricardo Lopes e Lucas Eduardo fizeram apresentações dos aplicativos Android criados por eles no desenvolvimento da disciplina Conceitos e Orientações a Objetos, todos voltados à melhoria da qualidade de vida  e de alguns serviços.

O engenheiro agrônomo do IFAM, Paulo Roberto Nunes de Menezes, expôs sobre o Sistema de Produção de Mandioca (EMBRAPA), projeto desenvolvido com o apoio financeiro do SEBRAE, na comunidade de Cairara, no lago Caiambé.

O Exército Brasileiro participou com palestras direcionadas aos cursos de Administração, Informática e Secretariado. Abordou de forma prática o tema A Atuação do Técnico em Administração, Secretariado e Informática no Exército Brasileiro. O Banco da Amazônia abordou as linhas de crédito para os microempreendedores individuais, e as formas de financiamentos para pequenas empresas ficou por conta da apresentação do Banco do Povo.

O encerramento do ciclo de palestra contou  com a participação do empresário tefeense Normando Bessa Sá, sócio da empresa Eganet, pioneira em Tefé no serviço de internet. Didaticamente, Bessa explanou o processo de implantação da empresa desde a sua origem até os dias de hoje. Paralelamente às atividades da programação, a Polícia Civil fez emissão de carteiras de identidades, e o Serviço Nacional do Comércio (SENAC) realizou cortes de cabelo e de unha. A recepção e o cerimonial foram executados  por alunos dos cursos de Administração e Secretariado da modalidade subsequente.

Para Raimundo Gonçalves de Araújo, coordenador do eixo de Gestão e Negócios do Campus Tefé e coordenador do evento, o objetivo do 1º Workshop do Empreendedorismo foi o  de  mostrar à  comunidade acadêmica do IFAM os caminhos para se tornar um empreendedor de sucesso, além do mais despertar tanto nos calouros quanto nos veteranos  o interesse sobre o tema e mostrá-lo  de  maneira prática.  “Creio que o objetivo foi alcançado, pois houve uma participação ativa dos alunos, que  saíram do local  bastante entusiasmados.