Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > Campus Tefé realiza 1º Intercâmbio Cultural do Ensino Médio

Campus Tefé realiza 1º Intercâmbio Cultural do Ensino Médio

IFAM Campus Tefé
por publicado: 07/10/2015 14h41 última modificação: 07/10/2015 15h37

Na última sexta-feira, 02 de outubro, o Campus Tefé realizou o evento de extensão I Intercâmbio Cultural do Ensino Médio. O evento foi realizado na quadra da escola Armando de Souza Mendes e teve como protagonistas alunos e professores do Campus e das escolas estaduais Frei André da Costa, Nazira Litaiff, Getúlio Vargas, Centro Educacional Gov. Gilberto Mestrinho, Armando de Souza Mendes e Nossa Senhora das Graças, esta última situada na Comunidade da Missão.

O objetivo do evento foi valorizar as atividades culturais desenvolvidas por alunos do Ensino Médio da cidade de Tefé promovendo a exposição de trabalhos artísticos e científicos realizados pelos discentes das escolas mencionadas. As atividades deram início às 08h após um café da manhã servido aos alunos no auditório da escola e oferecido pela equipe organizadora do evento com a colaboração dos professores das escolas participantes. A programação contou com apresentação de grupos de danças, recital de poesia, bandas músicas e peças teatrais, atividades realizadas pelas escolas durante o ano letivo, e sorteio de brindes entre os alunos.

Para Antônio José Lima de Andrade, aluno do 1º ano de Informática – Integrado e participante da Batalha do Rap, apresentado durante a programação, o I Intercâmbio Cultural foi bastante produtivo e excepcional por promover o encontro de várias escolas. “Podemos ver o trabalho dos alunos das outras escolas e perceber como eles são bastante criativos na criação de poemas, músicas, teatro e danças”.

Para o Coordenador de Extensão do Campus Tefé, professor Martinho Barros, o Intercâmbio se tornou palco para os estudantes artistas. Vimos acontecer neste evento, de fato, um intercâmbio cultural entre as escolas de Ensino Médio de Tefé. Apresentações teatrais, de dança, de música e de poesia que ficavam restritas às atividades das Escolas puderam ser compartilhadas e apreciadas por outras escolas. O sentimento de alegria e de satisfação foi enorme por poder ver tantos estudantes dedicados ao projeto como verdadeiros artistas. Devido às respostas das escolas, já estamos projetando uma nova edição para o ano de 2016.

Para a coordenadora do projeto, professora Larissa Marine, o objetivo do evento foi alcançado. “A ideia realmente era esta, a de fazer o encontro dos grupos culturais das escolas de ensino médio para fazer essa troca de experiência e, sobretudo, valorizar essas atividades. “Pôde-se perceber durante a programação a satisfação dos alunos por estarem interagindo entre eles e assistindo às atividades apresentadas”.

Para a execução do projeto I Intercâmbio Cultural do Ensino Médio contou com o apoio da Comissão Organizadora composta pelos professores Mariene Mendonça, Mauro Geri, Francisca Fernandes, Raquel Canté, Helder Frazão, Oziel Sá e dos alunos Eduardo da Silva Araújo, Francisco Lucas Lima Sena e de Ronison Souza de Almeida que foi o apresentador do evento.

O Campus recebeu apoio da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino – SEDUC através da participação das escolas estaduais, da Câmara Municipal de Vereadores e do Empresário Nicson Marreira, que dispuseram de uma frota de micro-ônibus que fizeram o transporte dos alunos até o local de realização do evento.

Por: Larissa Marine - Professora de Língua Portuguesa