Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > IFAM Campus Tefé realiza campanha contra o mosquito Aedes aegypti

Notícias

IFAM Campus Tefé realiza campanha contra o mosquito Aedes aegypti

IFAM Campus Tefé
por publicado: 22/02/2016 16h19 última modificação: 22/02/2016 16h19

IFAM Campus Tefé realiza campanha contra o mosquito Aedes aegypti

 Ifam Campus Tefé aderiu à campanha ‘Zika zero’, em prol das ações do Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, com a participação de alunos, professores e técnicos administrativos. A campanha que iniciou na quinta-feira, 18, e finalizou nesta sexta-feira, 19, contou com diversas ações de conscientização que envolveram tanto a comunidade interna do Campus, quanto à comunidade no entorno da instituição.

No dia 18, no turno matutino, foram promovidas palestras educativas quanto ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika aos alunos do Campus, pela equipe de Coordenação de Assistência ao Educando, composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social e técnico de enfermagem.

De forma didática, a equipe abordou vários pontos, desde as características do mosquito, os sintomas da doença e como combater os criadouros. “Se cada um fizer sua parte não fica difícil de combater o mosquito”, disse Eudiane Mendes, enfermeira.

À tarde, outra equipe composta pelo médico veterinário da instituição, professores, técnicos e pelos alunos do terceiro ano dos cursos técnicos em administração e informática, Adriane Rocha e Arthur Figueira, foi  as rádios Alternativa FM e Mel FM e fez a divulgação da campanha, buscando sensibilizar a população tefeense e das cidades cicunvizinhas quanto aos males causados pelo mosquito transmissor.

No dia 19, último dia da campanha, uma equipe multidisciplinar, juntamente com as turmas dos terceiros anos dos cursos de Administração e Informática, fizeram visitas às residências do bairro no entorno do IFAM para orientação sobre o combate ao mosquito e distribuição de material informativo com o objetivo de abordar transeuntes e visitar moradores para alertar, conscientizar e também fazer registros fotográficos de eventuais focos de criadouros de mosquito que estejam nas vias públicas.

Para o diretor do Campus, professor doutor Aildo Gama, a ação faz parte do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika e é de extrema relevância a participação de alunos e servidores do IFAM na luta para erradicar o foco do mosquito Aedes aegypti, desta forma, poderemos contribuir com a conscientização da população, de amigos e familiares, sobre a importância das medidas preventivas, como  limpeza periódica das suas residências, terrenos, eliminando possíveis ambientes que sirvam de focos para a reprodução desse mosquito, acreditamos que cada cidadão fazendo sua parte logo erradicaremos esse problema.