Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > Pesquisadoras do Campus Tefé estão em processo de elaboração de software para análise estrutural de material.

Notícias

Pesquisadoras do Campus Tefé estão em processo de elaboração de software para análise estrutural de material.

por publicado: 03/12/2015 11h04 última modificação: 03/12/2015 11h04

Pesquisadoras do Campus Tefé estão em processo de elaboração de software para análise estrutural de material.

 Para facilitar a compreensão e utilização de códigos gerados no momento da construção de obras, como casas, edifícios e pontes, três professoras do Instituto Federal do Amazonas – Campus Tefé (IFAM) estão em processo de elaboração de um software para análise estrutural do material utilizado pelos profissionais da engenharia.

Envolvendo conhecimentos das áreas da computação, física e química, o projeto ‘Análise estática não linear de pórticos planos via Matlab’ está em exposição na Mostra Tecnológica, atividade integrante do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação que acontece até esta quinta-feira (03), em Rio Branco (AC).

“Neste momento, estamos trabalhando com a deformação da estrutura de pórtico plano, onde são gerados grandes deslocamentos e pequenas deformações. Queremos no futuro auxiliar no trabalho dos engenheiros, onde as informações contidas nas plantas das obras são direcionadas ao software que estamos produzindo e a compreensão é muito mais rápida, aproximando-se da realidade”, explicou a professora Natalie Von Paraski, que junto com as professoras Silvia Cristina de Pádua Andrade e Luciana de Almeida Fraga desenvolvem a pesquisa no Campus Tefé.

A pesquisadora afirma que é uma oportunidade de tradução da teoria para prática, transformando em imagem ou animação, os códigos que são difíceis de compreender, além de gerar um resultado fiel ao real.

Durante a Mostra Tecnológica, a professora do Campus Tefé está utilizando material elástico produzido com polietileno, para exemplificar ludicamente ao público como funciona a deformação das estruturas e como elas podem ser transferidas para o ambiente computacional.

por Vanessa Sena