Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > Projeto da FLONA Tefé retoma suas atividades em campo

Notícias

Projeto da FLONA Tefé retoma suas atividades em campo

por publicado: 12/05/2017 08h49 última modificação: 12/05/2017 08h49

Projeto da FLONA Tefé retoma suas atividades em campo

O projeto da Flona é desenvolvido com mulheres agroextrativistas.

Nos dias 29 e 30 de abril de 2017 foi realizada visita técnica pelos alunos do curso Técnico em Agropecuária do Campus Tefé e coordenação do projeto: “Organização, Informação e Mobilização Produtiva de Mulheres da Floresta na Promoção de Autonomia por Meio do Estímulo à Prática Agroextrativista e Agroecológica na perspectiva da Economia Feminista”, a cinco comunidades agroextrativistas do Município de Alvarães, da FLONA Tefé.

O objetivo da visita foi avaliar, acompanhar e orientar as mulheres beneficiárias sobre as atividades desenvolvidas nas comunidades, assim como dar continuidade à execução das atividades previstas no referido projeto, levando em consideração os eventos já realizados, tais como: encontros de formação, oficinas de capacitação, visitas técnicas de acompanhamento e palestras de informação (com temas específicos como geração de renda, meio ambiente e sustentabilidade, economia solidária, dentre outros sugeridos pelas beneficiárias).

Dentre os resultados parciais alcançados, destaca-se a implantação de cinco hortas comunitárias, numa área de 2.500m2, que se encontram em pleno funcionamento e conduzidas pelas próprias mulheres, sendo que duas dessas hortas não estavam planejadas no projeto inicial.

Na visita “in loco” constatou-se que todas as hortas implantadas estão em plena produção, com diversas colheitas já realizadas, e que parte dessas hortaliças foram utilizadas para consumo familiar e para comercialização. Tendo como principais consumidores os comunitários locais, a igreja local, pequenos varejistas de Tefé e consumidores da “Feira de Produtos da Agricultura Familiar e Artesanato de Tefé”, que ocorre na primeira semana de cada mês. Foram também identificadas as principais dificuldades enfrentadas na condução das atividades, como excesso de chuva, comercialização e produção de composto orgânico, que servirá como subsídio para o planejamento de estratégias nas ações previstas para o projeto no ano de 2017, junto ao Comitê Gestor do Projeto.

Para Mirian Batista, aluna e monitora da disciplina de Produção Vegetal do curso Técnico em Agropecuária, a participação nestas atividades auxiliam nas práticas, na vivência de campo, na compreensão e no enriquecimento dos conteúdos teóricos ministrados em sala de aula, além de proporcionar o conhecimento da realidade do setor primário de nossa região, suas características e problemas, facilitando também as atividades de atendimento de monitoria aos outros colegas.

O projeto é realizado em parceria com UEA/CESTE, com recursos financeiros do extinto MDA, atualmente SEAD da Casa Civil. E, segundo a Coordenação, estas ações são possíveis devido ao apoio de instituições públicas locais e entidades da sociedade civil. Destacando-se o ICMBio,  Associação do Produtores Agroextrativistas da FLONA Tefé e Entorno e as Associações Comunitárias Locais.