Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > Visita técnica do Curso Técnico em Orientação Comunitária

Visita técnica do Curso Técnico em Orientação Comunitária

por publicado: 10/10/2019 15h05 última modificação: 10/10/2019 15h05

Curso Técnico em Orientação Comunitária realiza visita técnica  no Clube de Mães na Comunidade da Missão

No último sábado, dia 05/10, discentes  do curso Técnico em Orientação Comunitária, forma subsequente, realizaram visita técnica no Clube de Mães Santa Margarida Maria de Alacoque, localizado na Comunidade da Missão Boca de Tefé.

O Clube de Mães Santa Margarida Maria de Alacoque é uma  associação  composta atualmente por 27 mulheres efetivas, que tem como objetivo principal a socialização de mulheres em atividades de produção de artesanato, tecidos e produtos dos sítios.

Durante à visita, as associadas apresentaram aos discentes atividades e projetos desenvolvidos pela associação. Em seguida, conduziram os alunos a uma  visita aos sítios de produção de onde  são extraídas as matérias primas como palhas, fibras, sementes, frutos, e etc, que são usadas na confecção dos  artesanatos e servem também  para o processamento de produtos que são comercializados em feiras no município.

Na ocasião, os alunos participaram da aula de campo das disciplinas “Economia Solidária, Associativismo e Cooperativismo”, ministradas pelos docentes Hélder Oliveira Frazão e Laís Alves respectivamente,  onde puderam vivenciar as ações desenvolvidas pelas associadas quanto às formas de planejamento de ações, organização, tomadas de decisões e arrecadação de recurso para garantia de da realização dos objetivos sociais.

Para discente Raissa do Nascimento da Silva, eles puderam  evidenciar a união e fazer parte como futuros orientadores comunitários, conhecimentos que serão  necessários principalmente na fase do estágio profissional,  quando haverá maior contato a realidade.  Na disciplina de Associativismo, pôde-se  sentir o que é fazer parte de uma associação e saber como funciona a realização de prestação contas.

As atividades também foram adequadas para desenvolver atitudes e hábitos comportamentais para os diferentes contextos de comunicação e interação social, ações  necessárias para o bom  desempenho profissional, conhecimentos  previstos na disciplina da “Metodologia da pesquisa e estruturação de projetos sociais”,  onde puderam identificar as problemáticas vivenciadas pelo grupo de forma a determinar os objetivos e metas serem desenvolvidos com o público-alvo em projetos de intervenção social.

Segundo aluno Adriel Ramos Oliveira ficaram  evidentes na visita técnica  as dificuldades tecnológicas de comunicação entre as associadas, pois estas realizam muitas atividades ao mesmo tempo. Se houvesse um projeto de intervenção para divulgação dos projetos que já são praticados, aumentaria muito a  visibilidade dos produtos elaborados por elas.

A visita à Comunidade da Missão é a primeira ação do Curso Técnico em Orientação Comunitária.