Você está aqui: Página Inicial > EVENTOS > Clínica escola de veterinária no CMZL é inaugurada pelo ministro da Educação

Clínica escola de veterinária no CMZL é inaugurada pelo ministro da Educação

Em parceria com o reitor, ministro da educação confirmou presença na inauguração do Campus Manacapuru e Itacoatiara
por Ana Paula Batista publicado: 30/04/2018 14h21 última modificação: 15/05/2018 16h14

E foi com a presença do ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares da Silva que o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) inaugurou hoje, 30 de abril, a primeira clínica escola do curso superior em Medicina Veterinária do Campus Manaus Zona Leste.

A solenidade também reuniu a gestão do IFAM, o diretor-geral do CMZL, Aldenir Caetano, deputados estaduais e federais, senadores, secretários municipais e estaduais, gestores do setor primário, além de professores, alunos e técnicos administrativos. Na abertura, o ministro ressaltou a importância da clínica escola para os estudantes de Medicina Veterinária. "Estamos dando um passo grande e fundamental na formação destes alunos. É por meio da clínica que professores e alunos poderão colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula", disse ao informar que foram investidos R$1.115.050,85 com estrutura física, equipamentos e materiais permanentes na clínica escola.

Segundo o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco a instituição é a única a ofertar o curso de Medicina Veterinária gratuitamente no Amazonas. “A inauguração da clínica proporcionará aos nossos alunos melhores práticas de atendimento na clínica médica de pequenos animais. Hoje, somamos 160 alunos e o curso foi reconhecido com nota 3 pelo Ministério da Educação, o que nos confere a chancela de boa qualidade nos requisitos estipulados pelo MEC”, ressaltando que a clínica também atenderá a população de baixa renda de Manaus, na viabilização do atendimento clínico e cirúrgico de animais.

Com 182 mde área construída, a clínica escola é formada por uma recepção, dois consultórios veterinários, farmácia, observatório, sala de procedimentos cirúrgicos, sala de assepsia, sala de esterilização, sala de expurgo, depósito, canil e gatil e sala de Raio X. O diretor-geral do CMZL, Aldenir Caetano, ressaltou o sentimento de satisfação de alunos, professores e servidores do campus. "Estamos vivendo um momento histórico e extremamente felizes com a inauguração da clínica que garantirá melhores práticas aos nossos alunos e a certeza de uma formação ainda mais completa", disse ele.

Visita ao Centro de Treinamento de Cães-Guia

Ainda no IFAM Campus Manaus Zona Leste, o reitor do IFAM apresentou o Centro de Treinamento de Cães-Guia ao ministro e sua comitiva. De acordo com o reitor, o objetivo é capacitar animais para trabalhar com deficientes visuais e formar treinadores/instrutores de cães-guia qualificados para o mercado de trabalho. “Somos a única instituição da região Norte a ter um projeto como este voltado ao atendimento de pessoas com necessidades específicas. Já investimos na capacitação de dois servidores que irão atuar como multiplicadores no Centro”, disse ele sobre o avanço na promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

O local dispõe de prédio administrativo, área de convivência, canil, posto de observação, área de treinamento, clínica veterinária, área de adoção, isolamento, maternidade e estacionamento. A obra orçada em R$ 4.305.385,83 deverá ser inaugurada em breve, após a aquisição de mobiliário para o local e das matrizes caninas.

Capacitação Internacional

E por meio do programa IFAM Internacional 16 alunos de Medicina Veterinária já estiveram estudando no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. A temporada de seis meses no intercâmbio proporcionou aos alunos trocar experiências com estudantes de várias partes do mundo. Ao retornar ao Brasil, os intercambistas têm a missão de multiplicar e socializar o conhecimento obtido fora do país.

Próximas inaugurações

Segundo o ministro Rossieli, o retorno a Manaus será em breve. "Dia 24 de maio estaremos inaugurando o Campus Manacapuru e até o fim de junho iremos ao Campus Itacoatiara", afirmou.