Você está aqui: Página Inicial > EVENTOS > IFAM realiza seminário de inovação e empreendedorismo

IFAM realiza seminário de inovação e empreendedorismo

Evento reuniu importantes gestores da área de todo o Brasil
por Ana Paula Batista publicado: 18/04/2018 16h39 última modificação: 15/05/2018 16h11

Ser inovador é a chave para empreender com sucesso no mercado. E nesta quarta e quinta-feira (18 e 19 de abril), a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) por meio da AYTY, incubadora do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) está promovendo no Campus Manaus Centro (CMC), o Seminário de Inovação e Empreendedorismo e o Encontro da Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia (RAMI) que está reunindo autoridades sobre o assunto em Manaus.

A abertura aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18 de abril, no auditório Jorge Alberto Furtado do Campus Manaus Centro com a presença do reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, a vice-reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Vanessa Ishikawa Rasoto, os pró-reitores de Extensão e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sandra Magni Darwich e José Pinheiro de Queiroz Neto, a diretora-geral do Campus Manaus Centro, Stela Melo, o diretor de Graduação do IFAM, Everton Arruda, a superintendente do SEBRAE, Adriane Antoni, o diretor-presidente da FAPEAM, Edson Barcelos e o secretário estadual de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEPLANCTI), João Orestes Schneider Santos.

Com uma intensa programação de palestras abordando os temas: novo marco da Ciência e Tecnologia, empreendedorismo nas instituições de ensino superior, como transformar a pesquisa científica em negócio dentre outros assuntos, o evento atraiu estudantes e professores que desejam 'fugir' do academicismo e transformar suas ideias em bons negócios.

A professora do curso Tecnológico de Agroecologia, do Campus Manaus Zona Leste, Rosana Palheta, destacou a oportunidade do encontro de alunos com grandes nomes do empreendedorismo no Brasil. "Leciono a matéria 'Farmácia da Floresta' e hoje trouxe meus alunos para que eles pudessem ouvir que é possível fazer com que a pesquisa científica se torne um negócio lucrativo e, principalmente, gere renda", disse ela que em 2017 orientou u projeto de extensão que utilizava plantas medicinais na comunidade aliadas com os conhecimentos agroecológicos em uma Unidade Básica de Saúde, em Manaus.

Em sua fala de abertura, o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, destacou que uma das missões do instituto é unir a educação com a sustentabilidade. "Não há missão mais nobre do que o trabalho de nossos professores acabar impactando positivamente a vida de ribeirinhos na Amazônia. Temos apoiado os eventos de empreendedorismo no instituto e reforçado a ideia de que o tripé ensino, pesquisa e extensão é indissociável. Nossa maior conquista é saber que um aluno do interior ao terminar seu curso técnico tenha outra expectativa de trabalho que não seja apenas a Prefeitura, que eles possam contribuir com a melhora na produção agrícola ou em outras áreas e que comunidade dele seja beneficiada. Por isso, nossos cursos estão em harmonia com os Arranjos Produtivos Locais (APL)", disse Castelo Branco.

A pró-reitora de Extensão, Sandra Darwich, falou sobre os 15 anos em que o IFAM vem investindo e incentivando empreendedorismo. "Em 2003 implantamos o primeiro programa de empreendedorismo na época do CEFET e ao longo dos anos fomos crescendo e apoiando outras iniciativas. Já lançamos o Prêmio IFAM Empreendedor que estimula e premia as melhores propostas de empreendedorismo, além de termos uma incubadora que é referência no Brasil", destacou.