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III Encontro Pedagógico do IFAM inicia atividades
A conferência de abertura ‘A Identidade dos Institutos Federais de Educação frente às Políticas de Ensino Médio e de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil’ ficou a cargo do reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), professor Luiz Augusto Caldas Pereira.
O primeiro dia de atividades também contou com a presença da diretora de Políticas de Educação Profissional Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), professora Adriane Stroisch, que, na ocasião, proferiu a conferência ‘O Plano Nacional de Educação e as Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica’.
No intervalo entre as duas conferências, houve apresentação do flautista Cláudio Abrantes e do Teatro de Cegos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).
De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFAM, professor António Ribeiro da Costa Neto, o evento terá duas abordagens: “A primeira é propiciar um espaço para discussão, reflexões mais amplas e sistêmicas sobre o sistema de ensino, particularmente no âmbito dos cursos técnicos de nível médio da educação profissional. O segundo momento, de trabalhar numa perspectiva de harmonização das matrizes curriculares de diversos cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Amazonas”, afirmou o Pró-Reitor.
Na tarde desta quarta-feira (24), o evento conta com duas mesas institucionais, além da reunião setorial com os coordenadores e relatores dos Grupos de Trabalho (GTs).
O ENPED continua até o dia 26 com mais atividades, incluindo grupos de trabalho, reuniões, apresentações de produtos e apresentações culturais.
Sobre o III ENPED
O evento busca reunir diretores gerais, gestores de ensino, gerentes, coordenadores de curso, professores, pedagogos, assistentes sociais, técnicos educacionais, profissionais de todos os campi do instituto ligados ao ensino, a fim de trocar conhecimento a respeito de questões curriculares da Educação Profissional Técnica de nível médio nos Institutos Federais, com ênfase no IFAM.