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Diretoria de Gestão de Pessoas

1. CONTATO

Responsável: Simone Santos Rodrigues

E-mail: dgp@ifam.edu.br

Telefone: (92) 3306- 0028 

2. COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES.

Compete à Diretoria de Gestão de Pessoas:

  1. propor, coordenar, acompanhar e avaliar as políticas e diretrizes relativas ao recrutamento e seleção; ao desenvolvimento; à capacitação; à avaliação de desempenho; saúde e qualidade de vida dos servidores;
  2. propor o desenvolvimento de sistemas de informação de gestão de pessoas;
  3. subsidiar a elaboração de proposta orçamentária relativa às ações de gestão de pessoas;
  4. acompanhar os processos de progressão, afastamentos e licenças de servidores;
  5. coordenar a execução do plano de capacitação dos servidores do Instituto Federal;
  6. elaborar projetos e relatórios necessários ao bom funcionamento da área de gestão de pessoas no Instituto Federal;
  7. acompanhar os processos de provimento de cargos, bem como gerenciar os de remoção e redistribuição de servidores no âmbito do Instituto Federal;
  8. organizar e manter atualizadas a legislação e jurisprudência referentes a assuntos de recursos humanos;
  9. propor e acompanhar a implantação de projetos de melhoria da área de gestão de pessoas na Instituição, inclusive no tocante à saúde, à segurança no trabalho, ao lazer e à cultura para a comunidade;

10. realizar estudos de dimensionamento da força de trabalho e adequação de lotação dos Campi e Reitoria;

11. representar o Instituto Federal nos foros específicos da área, quando se fizer necessário;

12. supervisionar a execução da política de gestão de pessoas da Reitoria e dos Campi;

13. supervisionar a execução dos recursos alocados no orçamento de pessoal do Instituto Federal;

14. supervisionar os serviços de cadastro e pagamento no âmbito do Instituto Federal;

realizar outras atividades afins e correlatas.

3. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO.

08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00
4. HORÁRIO DE ENTREGA DE DOCUMENTO;


 

DEPARTAMENTO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

1. CONTATO

Responsável: José Fernandes Carvalho Cavalcante

E-mail: ddp@ifam.edu.br   

Telefone: (92) 3306- 0027

2. COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES.

Compete ao Departamento de Desenvolvimento de Pessoas:

  1. Orientar e dar suporte para o desenvolvimento do trabalho das coordenações sob sua responsabilidade;
  2. Propor políticas, aplicar métodos e instrumentos de gestão para a avaliação de desempenho, acompanhamento funcional, estágio probatório e desenvolvimento de carreira;
  3. Otimizar os processos de gestão de pessoas buscando a integração sistêmica;
  4. Assessorar o Diretor de Gestão de Pessoas nas demandas correlatas.
  5. Promover juntamente com as coordenações pertinentes ações que visem o desenvolvimento e o aprimoramento do servidor;
  6. Organizar e controlar as atividades desenvolvidas pelas suas coordenações;
  7.  Prestar informações e acompanhamento sobre concursos públicos e processos seletivos simplificados para ingresso de pessoal;
  8. Providenciar a prorrogação de editais de homologação;
  9. Planejar e implementar as políticas de seleção e admissão;

10. Controlar e providenciar a nomeação de candidatos aprovados em concursos e processos seletivos;

11. Controlar e manter atualizado o quadro de vagas do IFAM;

12. Auxiliar no planejamento e execução de solicitação de material e infra-estrutura da Diretoria de Gestão de Pessoas;

13. Executar ações relativas à movimentação de pessoal da IFAM;

14. Realizar pesquisas que subsidiem as ações de desenvolvimento de pessoal;

15. Desempenhar outras atividades relacionadas à sua área de atuação.

3. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

08:00 às 12:00 e  14:00 às 17:00

4. HORÁRIO DE ENTREGA DE DOCUMENTO



Coordenação de Apoio à Diretoria de Gestão de Pessoas

1. CONTATO

Responsável: Neiva Maria Pinheiro Pontes

E-mail:

Telefone: (92) 3306-0027

2. COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES.

3. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO;

08:00 às 12:00 e  14:00 às 17:00

4. HORÁRIO DE ENTREGA DE DOCUMENTO



COORDENAÇÕES

Coordenadoria de Desenvolvimento e Avaliação de Pessoas

1. CONTATO

Responsável: José da Silva Izel

E-mail: cgdp@ifam.edu.br

Telefone: (92) 3306-0027

2. COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES.

 

 Compete à Coordenadoria de Desenvolvimento e Avaliação de Pessoas:

  1. Diagnosticar junto aos setores do IFAM que cursos/treinamentos são necessários aos servidores para sua atualização e capacitação, selecionando o curso de acordo com a necessidade dos setores;
  2. Divulgar, inscrever, selecionar e acompanhar os cursos de capacitação ofertados;
  3. Analisar processos para concessão de progressão por capacitação e Incentivo à Qualificação, com emissão de portaria;
  4. Analisar pleitos sobre licença capacitação e redução de carga horária para estudos de pós-graduação;
  5. Manter atualizado registros individuais de todos os servidores capacitados/qualificados, com indicação do nome do evento, período de participação, local e o órgão ou entidade que o promoveu;
  6. Desempenhar outras atividades relacionadas à sua área de atuação.
  7. Executar as ações para o dimensionamento das necessidades de pessoal técnico-administrativo nas unidades da IFAM;
  8. Implementar e coordenar as políticas e as ações de capacitação de pessoal;
  9. Executar as ações de capacitação nos níveis de treinamento e de qualificação, provendo pessoas e materiais para o seu funcionamento;

10. Realizar o processo de levantamento de necessidades de capacitação nas unidades;

11. Avaliar a eficiência e a eficácia das ações de treinamento, desenvolvimento e qualificação realizadas pelos servidores;

12. Proceder à análise de correlação entre o treinamento, o cargo e o ambiente organizacional para fins de concessão de progressão por capacitação e incentivo à qualificação;

13. Analisar requerimentos de afastamento no país e de licença para capacitação de servidores técnico-administrativos, verificando a consonância com o plano de desenvolvimento dos servidores;

14. Propor contratos e convênios com entidades públicas ou privadas para fins de capacitação dos servidores;

15. Implementar e avaliar os processos de socialização, acompanhamento e avaliação de desempenho nas unidades da IFAM;

16. Coordenar ações para acompanhamento funcional dos novos servidores, visando à inserção no meio institucional e a avaliação do desempenho no cargo para fins de homologação do estágio probatório, conforme regulamentação em vigor;

17. Coordenar o sistema de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação da IFAM, conforme regulamentação em vigor, para fins de concessão da progressão por mérito profissional;

18. Elaborar e atualizar normas técnicas e de funcionamento relativas à sua área de atuação.

19. Assessorar o titular da Diretoria de Gestão de Pessoas em assuntos de seu campo de atuação;

20. Apresentar Relatório Anual de Capacitação.

3. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

08:00 às 12:00 e  14:00 às 17:00

4. HORÁRIO DE ENTREGA DE DOCUMENTO


 

Coordenadoria de Benefícios e Qualidade de Vida

1. CONTATO

Responsável: Helda da Silva Moreira

E-mail: cbqv@ifam.edu.br

Telefone: (92) 3306-0031

2. COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES.

Compete à Coordenadoria Geral de Benefícios e Qualidade de Vida:

  1. Planejar, elaborar, implementar e acompanhar programas de melhoria de qualidade de vida e assistência aos servidores;
  2. Planejar, coordenar, promover e avaliar a execução de convênios de planos de saúde;
  3. Promover as medidas necessárias para emissão de laudos técnicos de periculosidade/insalubridade, através de profissional competente;
  4. Analisar processos de ressarcimento de plano de saúde;
  5. Cadastrar dependentes;
  6. Gerenciamento do sistema SIMEC referente a benefícios;
  7. Propor políticas que assegurem a melhoria da qualidade de vida e saúde do servidor ativo e aposentado;
  8. Planejar atividades educacionais e programas de prevenção das doenças ocupacionais;
  9. Implementar e manter atualizado o banco de dados relativo à saúde do servidor;

10. Propor projetos e ações que contribuam para a qualidade de vida dos servidores ativos, aposentados e familiares.

11. Consolidar e ampliar os programas de controle e prevenção da saúde do servidor;

12. Promover ações de educação continuada em saúde aos servidores;

13. Desenvolver ações de vigilância epidemiológica e de controle de doenças transmissíveis e relacionadas ao trabalho;

14. Proceder a exame médico pericial e solicitar a emissão de pareceres e laudos para fins de posse, remoção, readaptação de função, avaliação de saúde ocupacional e concessão de licenças e benefícios para o servidor;

15. Coordenar e acompanhar a realização dos exames médicos periódicos;

16. Planejar e executar ações de promoção da saúde ocupacional baseadas nos indicadores epidemiológicos.

17. Planejar e executar ações de promoção da segurança do trabalho, baseadas nos indicadores de frequência e gravidade, assim como nos riscos existentes nos ambientes de trabalho;

18. Acompanhar e dar suporte para o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais nas diversas unidades da IFAM;

19. Desenvolver atividades de educação continuada com os servidores do IFAM, promovendo ações acerca da saúde e da segurança do trabalho;

20. Dar assistência a elaboração de laudos periciais de insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante e raio-X;

21. Acompanhar e dar suporte nas avaliações e emissão de laudos e pareceres para subsidiar a perícia oficial em saúde;

22. Assessorar o titular da Diretoria de Gestão de Pessoas em assuntos de seu campo de atuação;

3. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00

4. HORÁRIO DE ENTREGA DE DOCUMENTO



Coordenadoria de Cadastro, Aposentadorias e Pensões

1. CONTATO

Responsável: Maria Auxiliadora Martins Pena

E-mail:

Telefone: (92) 3306-0029

2. COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES.

  1. Coordenar as ações de registro de informações de servidores nos sistemas de controle e operações de processamento da folha de pagamento;
  2. Acompanhar as ações de planejamento e de orçamento referentes às despesas com pessoal;
  3. Planejar e implementar ações de registro, controle e movimentação de pessoas;
  4. Inclusão nos Sistemas SIAPE e SISAC dos processos de aposentadoria e pensões dos servidores;
  5. Prestar informações sobre redistribuição e remoção, tendo em vista quadro de vagas;
  6. Inclusão, alteração e atualização cadastral dos servidores, seus dados pessoais e funcionais;
  7. Fornecimento de informação relativa a cadastro pessoal e funcional dos servidores ativos;
  8. Lançamento, reprogramação e interrupções de férias no sistema;
  9. Organizar, atualizar e arquivar pastas dos servidores;

10. Emissão de certidões, declarações e atestados com base nos registros de cadastro dos servidores;

11. Efetivar no sistema remoção, redistribuição, cessão, exercícios provisórios e outras lotações;

12. Atualização cadastral dos registros de férias e outros afastamentos;

13. Efetivar no sistema nomeação/designação e exoneração/dispensa de função;

14. Informar no sistema e atualizar no cadastro afastamentos para: tratamento de saúde, acompanhamento a pessoa da família, a gestante, ao adotante, paternidade, por acidente de serviço, licença sem vencimentos, licença-prêmio, licença para capacitação;

15. Informar progressões no sistema;

16. Emitir Certidão de Tempo de Contribuição e averbação de tempo de contribuição;

17. Informar mudança de jornada de trabalho no sistema;

18. Fazer inclusões e alterações no Siapenet;

19. Assessorar o titular da Diretoria de Gestão de Pessoas em assuntos de seu campo de atuação;

20. Desempenhar outras atividades relacionadas à sua área de atuação


3. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00

4. HORÁRIO DE ENTREGA DE DOCUMENTO



Coordenadoria de Pagamentos

1. CONTATO

Responsável: Ana Marta Silva de Oliveira

E-mail: pagamento@ifam.edu.br

Telefone: (92) 3306-0030

2.  COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES.

Compete à Coordenadoria de Pagamentos :

  1. Coordenar, executar e acompanhar as atividades relativas ao processamento da folha de pagamento;
  2. Acompanhar as ações de planejamento e orçamento relativas às despesas com pessoal;
  3. Gerar e analisar dados com o objetivo de fundamentar pedidos de recursos financeiros e créditos suplementares para pagamento de pessoal, quando necessários;
  4. Homologação da folha de pagamento;
  5. Inclusão e acompanhamento dos valores referentes a pagamento de curso/concurso;
  6. Processos de SICAJ (instrução, cadastro e acompanhamento);
  7. Desenvolver as seguintes tarefas relacionadas aos servidores:
    1.   emissão, distribuição, recebimento e controle de folhas dos servidores ativos;

    2.   análise e cálculos de valores a descontar – Mapa de falta de docentes;

    3. inclusão/pagamento de pensão alimentícia;

    4.  inclusão de rubricas referentes a ajustes de Progressões;

    5.  alteração de domicílio bancário;

    6. ajustes de nomeação/designação e exoneração/dispensa de função;

    7.   inclusão de rubricas de pagamento referente a auxílio natalidade, gratificação de curso e concurso e outras;

    8. cálculos de alterações em folha de pagamento de processos de Exercício Anterior;

    9.  emissão de declarações diversas referentes a assuntos de pagamento de pessoal;

    10. emissão de fichas financeiras;

    11. registro no SIAPEnet de Termo de Ocorrências – Consignatárias;

    12.  cálculo de substituição de chefia;

    13. análise, cadastro e inclusão de auxílio-transporte;

    14.  inclusão e pagamento de Pensão Alimentícia;

    15. registrar e efetuar processos de admissão e desligamento de servidores.

  8. Implementar os processos de aposentadoria e pensões para gerar pagamento; 
  9. Coordenar, executar e acompanhar o processamento da folha de pagamento.
  10. Desempenhar outras atividades relacionadas à sua área de atuação;
  11. Analisar e controlar processos referentes à concessão de vantagens, descontos legais e obrigatórios, bem como seus pagamentos no exercício e em exercícios anteriores;


3.  HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

08:00 às 12:00 e  14:00 às 17:00

4.  HORARIO DE ENTREGA DE DOCUMENTO



 Coordenadoria de Seleção e Movimentação de Pessoas

1. CONTATO

Responsável: Marlise Pinto Azevedo

E-mail:Telefone: (92) 3306-0029

2.  COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES.

Compete à Coordenadoria de Seleção e Movimentação de Pessoas :

  1. Nomeação de servidores: formalização de processo de nomeação, contato com o candidato, recepção de documentos, elaboração e publicação de portaria de nomeação;
  2. Providenciar e elaborar material referente a posse e exercício de servidores;
  3. Contratação de professor substituto: formalização de processo de contratação, contato com o candidato, recepção de documentos, elaboração de contratos, rescisão e publicação de término de contrato;
  4. Organizar os processos de admissão/contratação de pessoal;
  5. Assessorar o Departamento de Desenvolvimento de Pessoas em assuntos de seu campo de atuação;
  6. Assessorar o titular da Diretoria de Gestão de Pessoas em assuntos referentes ao seu campo de atuação;
  1. Acompanhar os trabalhos de realização de Concursos Públicos para provimento de cargos efetivos, Processos Seletivos para Movimentação (redistribuição, cessão, exercício provisório, remoção, colaboração técnica) de Servidores do (e para o) quadro do IFAM;
  2. Coordenar, acompanhar e executar os trabalhos de realização de Processo Seletivo para contratação de professores (substitutos e temporários) e estagiários;
  3. Acompanhar e instruir processos de movimentação interna (remoção), redistribuição, cessão, exercício provisório e colaboração técnica de Servidores do (e para o) quadro do IFAM;
  4. Acompanhar a gestão dos contratos de professores substitutos e temporários, bem como dos estagiários;
  5. Auxiliar na gestão de códigos de vagas e do Banco de Professor Equivalente (BPEq), Quadro de Referência do Técnico-Adminisrativo em Educação (QRTAE) e Quadro de Estagiários (QDEST);
  6. Realizar atendimento ao público interno e externo;
  7. Desempenhar outras atividades correlatas à área e que lhe forem atribuídas pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas.
  8. Desempenhar outras atividades relacionadas à sua área de atuação

3. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

08:00 às 12:00 e  14:00 às 17:00

4. HORÁRIO DE ENTREGA DE DOCUMENTO



Coordenação Geral de Legislação e Normas

1. CONTATO

Responsável: José Roberto Matos da Silva

E-mail: legislacao@ifam.edu.br

Telefone: (92) 3306-0027

2. COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES.

Compete à Coordenação Geral de Legislação e Normas:

  1. Analisar processos de adicional de periculosidade/insalubridade e emitir portarias;
  2. Analisar os processos de aposentadorias e pensões;
  3. Explicar aos servidores os tipos e condições de aposentadoria, de modo a permitir a opção mais adequada para cada caso;
  4. Encaminhar os processos para implementação das solicitações e dos registros nos órgãos competentes.
  5. Orientar, acompanhar e diligenciar os processos judiciais provenientes de órgãos da administração federal, estadual e municipal;
  6. Diligenciar processos e documentos junto à Diretoria de Gestão de Pessoas.
  7. Assessorar o titular da Diretoria de Gestão de Pessoas em assuntos de seu campo de atuação;


3. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00

4. HORÁRIO DE ENTREGA DE DOCUMENTO