Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Desenvolvimento sustentável da Amazônia é o tema do projeto Lapassion 2020

Desenvolvimento sustentável da Amazônia é o tema do projeto Lapassion 2020

Ifam recebe alunos brasileiros e estrangeiros para participação em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da Amazônia
por publicado: 02/03/2020 17h41 última modificação: 03/03/2020 01h12

Estudantes de países da Europa e América do Sul estão em Manaus-AM para participar do projeto 'Latin America Pratices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network' (Lapassion). Durante dez semanas, o grupo de alunos atuará em ações e projetos multidisciplinares orientados por professores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). A iniciativa é coordenada pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP - Portugal) e recebe investimentos da União Europeia, com a finalidade de transferir para a América Latina boas práticas desenvolvidas no continente europeu, viabilizando realização de pesquisas e estágios entre as instituições participantes.

A abertura das atividades do Lapassion ocorreu na manhã desta segunda-feira (02), no Ifam - Campus Manaus Distrito Industrial. No Amazonas, a edição do projeto tem como tema ‘Tecnologias socioambientais para a sustentabilidade da Amazônia’, com a participação de 30 alunos de instituições da Finlândia, Portugal, Chile e Brasil.

Segundo o reitor do Ifam, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, o Lapassion tem o objetivo de desafiar os participantes em propor ideias inovadoras, criadas em conjunto a partir das diversas formações dos estudantes. “Até maio deste ano, os alunos irão conviver com diferentes culturas e terão a oportunidade compartilhar experiências exitosas. A ideia é que o projeto desafie os estudantes a criar soluções para demandas sociais da Amazônia”, afirmou.

A realização do Lapassion faz parte das iniciativas de internacionalização do Ifam que contribui para abrir portas à comunidade acadêmica da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica dentro e fora do País. Esse é o caso de Jamille Miranda, aluna do curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Pará (IFPA). Ribeirinha da ilha de Murutucum, a estudante espera adquirir conhecimentos que possam auxiliar na criação de um app voltado para o turismo sustentável da comunidade onde reside. “Ainda não sei qual desafio minha equipe receberá, mas pretendo buscar práticas e experiências que ajudarão a fortalecer a ideia do turismo sustentável, evidenciando a conservação dos recursos naturais e garantindo a sustentabilidade”, destacou.

Representando o IPP durante a abertura do Lapassion em Manaus, o professor Luiz Felipe de Faria explicou a dinâmica do projeto que tem as empresas Caloi e Samsung como proponentes dos desafios. “Os estudantes serão divididos em grupos que terão diferentes formações acadêmicas. Cada equipe receberá a missão de apresentar uma solução para o desafio proposto voltado para a sustentabilidade da Amazônia. Em maio, todos os alunos farão um pitch, momento em que apresentarão suas ideias inovadoras”, disse.

Todas atividades dos estudantes do Lapassion serão desenvolvidas e orientadas no Ifam Maker, laboratório criado para atender os participantes do projeto, no Campus Manaus Distrito Industrial.

Ações de internacionalização

A abertura do Lapassion dá continuidade às ações de internacionalização do Ifam. Na última sexta-feira (28/02), o Instituto promoveu a mesa-redonda ‘Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e no Mundo’, com a participação de pesquisadores da Finlândia, Portugal e Brasil.

Na ocasião, os professores Tiina Koskiranta, da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Finlândia), Luiz Felipe de Faria, do Instituto Politécnico do Porto (Portugal), e Aléssio Ramos – ex-secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e ex-titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), foram os convidados da mesa-redonda. O momento teve a mediação do professor Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifam e pesquisador na área de ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).