Você está aqui: Página Inicial > INSTITUIÇÃO > Assessoria Internacional > Notícias > Rede Federal estreita laços com a Finlândia

Notícias

Rede Federal estreita laços com a Finlândia

Comitiva encerra nesta sexta-feira, 25, após uma semana de debates e apresentação do sistema educacional brasileiro
por publicado: 01/12/2015 09h33 última modificação: 01/12/2015 09h34

Conhecer o sistema educacional finlandês, observar a relação das universidades com as empresas, prospectar parcerias e discutir os primeiros resultados do programa Professores para o Futuro foram alguns dos objetivos da delegação brasileira que cumpriu agenda na Finlândia ao longo desta semana, encerrando a visita ao país finlandês nesta sexta-feira, 25 de setembro. A missão técnica foi organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A delegação é composta de reitores, incluindo o reitor do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), professor Antônio Venâncio Castelo Branco, assessores de Relações Internacionais das instituições da Rede Federal e representantes do Ministério da Educação (MEC), que visitaram universidades e empresas na capital finlandesa, Helsinque, e nas cidades de Hamelina, Tampere e Turku. A programação incluiu debates, apresentação do sistema educacional brasileiro e participação em seminários. 

Para a realização da missão, o Conif teve o apoio do Ministério da Educação da Finlândia, da Conferência de Reitores de Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia (Arene), da Associação Finlandesa de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Profissional (AMKE), do Centro Internacional para Mobilidade da Finlândia (CIMO) e da Confederação da Indústria Finlandesa (EK).

Professores para o futuro – Em 2014 e 2015, ao total, 62 docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica selecionados nas duas primeiras etapas do programa Professores para o futuro realizaram intercâmbio de capacitação naquele país do norte europeu. A iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estimula a estruturação de projetos de desenvolvimento socioeconômico por meio de intercâmbio de professores da rede em universidades da área de ciências aplicadas na Finlândia.

Link: http://www2.ifam.edu.br/noticias/rede-federal-estreita-lacos-com-a-finlandia

registrado em: