Você está aqui: Página Inicial > INSTITUIÇÃO > Comitês > Comitê de Ética

Comitê de Ética

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) é responsável por dois Comitês de Ética: Pesquisa com Seres Humanos e Uso de Animais.

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP)

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “múnus público”, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, estabelecidos nas Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa envolvendo Seres Humanos – Resolução n.º 196/96 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (CNS/MS).

No IFAM, esse Comitê será instituído e normatizado pelo Conselho Superior e será administrado diretamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI). A finalidade do CEP do IFAM é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa, bem como, contribuir para a qualidade das pesquisas e seu papel no desenvolvimento institucional e social da comunidade. Além disso, contribui para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

Proposta de Regimento da CEP

Comitê de Ética no uso de Animal do IFAM (CEUA/IFAM)

O Comitê de Ética no uso de Animal do IFAM (CEUA/IFAM) é um órgão colegiado independente, de natureza técnico-científico-pedagógico, de caráter consultivo, deliberativo e educativo vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPGI), a qual serão submetidos todos os planos de ensino e/ou projetos que utilizem animais em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Proposta de Regimento da CEUA