Você está aqui: Página Inicial > INSTITUIÇÃO > Corregedoria

Corregedoria do IFAM

A Corregedoria Geral do IFAM é o órgão de correição, ou seja, o órgão que atua nas atividades relacionadas à apuração de possíveis irregularidades cometidas por servidores públicos e à aplicação das devidas penalidades. Instaurando ou determinando a instauração de procedimentos e processos disciplinares, sem prejuízo de sua iniciativa pela autoridade a que se refere o art. 143 da Lei no 8.112, de 1990.

No IFAM, a Corregedoria Geral integra o Sistema de Correição como unidade seccional, estando sujeita à orientação normativa da Controladoria Geral da União como órgão central e à supervisão técnica do órgão setorial. Administrativamente, é um órgão integrante da Diretoria Executiva, responsável por gerenciar a formação de Comissões Processantes no âmbito do IFAM.

A Corregedoria tem como atribuições as atividades relacionadas à prevenção, detecção e apuração de possíveis irregularidades disciplinares e administrativas de servidores públicos e pessoas jurídicas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, devendo exercê-las com base na lei, com autonomia e independência, observando a atuação dos servidores integrantes de seu quadro por padrões éticos de imparcialidade, isenção, integridade moral e honestidade.

Para a realização das atividades correcionais, a Corregedoria utiliza as comissões compostas de servidores (internos e externos) e se desenvolve por meio dos seguintes instrumentos: Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e Sindicâncias (punitiva e investigativa).


CONTATO:

Responsável: Carlos Yuri Barros de Souza

Telefone: (92) 3306 0040

E-mail: cgpad@ifam.edu.br