Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 136ª reunião nacional do Conif encerra em Manaus, nesta quinta-feira (08)

136ª reunião nacional do Conif encerra em Manaus, nesta quinta-feira (08)

por publicado: 08/08/2024 11h55 última modificação: 08/08/2024 11h55

A 136ª reunião nacional do Conselho Nacional de Instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi concluída na manhã desta quinta-feira (08), em Manaus, após quatro dias de intensas discussões e debates. Organizado pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o evento reuniu reitores e diretores dos Institutos Federais (IFs), dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II.

O último dia da reunião foi marcado por debates e informes sobre as perspectivas e as oportunidades para a gestão de pessoas na Rede Federal. O coordenador do Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep-Conif) e pró-reitor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Ceará (IFCE), professor Marcel Mendonça, apresentou a linha do tempo do quadro pessoal da Rede Federal e compartilhou que o fórum, desde 2021, vem acompanhando a taxa de ocupação dos cargos de docentes e TAEs na Rede Federal por meio de extração de dados do Sigepe.

Em seguida, a reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG), professora Oneida Irigon, compartilhou informações sobre a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), evento, que tem como tema ‘Raízes do futuro: interiorização e democratização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica’, está previsto para ocorrer nos dias 21 a 24 de outubro, em Caldas Novas-GO. A programação ainda está em construção.

Para fechar as pautas do dia, a pró-reitora de Extensão do IFAM, professora Maria Francisca Morais, diretora de Relações Interinstitucionais e Comunitária, professora Aline Simões, informaram sobre a programação do II Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a ser realizado em Manaus, nos dias 20 a 22 de agosto deste ano, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em Manaus.

Não é a primeira vez que o IFAM organiza uma reunião do Conif com a presença dos gestores das instituições vinculadas à Rede Federal. A 136ª reunião teve as atividades realizadas nos campi Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) e Manaus Distrito Industrial (IFAM-CMDI).

Inauguração das novas instalações da Ayty no IFAM-CMDI

Ainda na manhã de hoje ocorreu a inauguração das novas instalações da Incubadora de Empresas (Ayty-IFAM) no Campus Manaus Distrito Industrial. Na ocasião, a banda marcial da Escola Municipal Professora Jarlece da Conceição Zaranza foi a atração cultural do momento.

A nova locação recebeu recursos oriundos da iniciativa privada por meio da Lei de Informática e de emendas parlamentares, o novo espaço contribuirá para a formação humana integral dos estudantes do Instituto. Além da unidade no IFAM-CMDI, atualmente, estão implantadas mais quatro unidades distribuídas nos campi Presidente Figueiredo, Manaus Zona Leste e Manaus Centro. E em fase de implantação nos campi Itacoatiara, Humaitá e Lábrea.

Objetivo da Ayty-IFAM - estimular ou prestar apoio logístico, gerencial e tecnológico ao empreendedorismo inovador e intensivo em conhecimento, com o objetivo de facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação. Além de apoiar ações empreendedoras, que sejam implantados e desenvolvidos, preferencialmente, nos eixos tecnológicos dos cursos oferecidos nos campi do Instituto.

Leia mais: Manaus é sede da 136ª reunião nacional do Conif