Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Dia de ciclo de palestras e apresentações de trabalhos do CIFFA no Bosque da Ciência (INPA).

publicado: 29/03/2019 12h56 última modificação: 29/03/2019 12h56

Aconteceu no bosque da ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), o primeiro dia de palestras e apresentações de trabalhos do Congresso Internacional de Fauna e Flora da Amazona (CIFFA).

Dr. Adalberto Carim Presidente do CIFFA, ministrou a palestra magna com o tema: “Breves reflexões sobre a Fauna no prisma Legal do Brasil” durante cerca de uma hora Dr. Adalberto Carim destacou os aspectos legais e culturais relacionados a Fauna e Flora no Amazonas.

Em segui foi realizada uma mesa redonda com representantes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA) onde foi abordado o tema “Iniciativa das Universidades Públicas para a preservação da Fauna e Flora Amazônica”.

Representado o Reitor do (IFAM) esteve presente o Pó reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Inovação e Professor Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto, que destacou as ações realizadas pelo (IFAM) junto a sociedade sempre com o objetivo de fomentar os arranjos produtivos locais levando em conta a sustentabilidade e a preservação ambiental, destacou ações realizadas pelos Campi da capital que tem o objetivo de revitalizar áreas degradadas e torna-las pontos de recreação e lazer.

Falou também das politicas do (IFAM) sempre em sintonia com a preservação e a utilização dos recursos naturais de forma responsável e sustentável, destacou também a dificuldade e os desafios em levar ensino público de qualidade referenciado no mundo todo as comunidades mais isoladas, onde um professor tem que fazer uso de variados tipos de meios de transporte para chegar a essas localidades, que podem estar a dias de distância dos centros de referência.

Durante o dia foram apresentados diversos trabalhos e artigos acadêmicos produzidos por alunos de diversas instituições do estado, sempre com a temática da preservação da Biodiversidade e utilização dos recursos naturais, novas tecnologias e métodos de aproveitamento de energia e recursos naturais.

registrado em: , ,