Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Intercâmbio Cultural de Valorização da Capoeira Angola no Estado do Amazonas

1º Intercâmbio Cultural de Valorização da Capoeira Angola no Estado do Amazonas

Evento ocorre no Campus Manaus Zona Leste (CMZL) até o dia 10 de dezembro
por publicado: 07/12/2016 11h36 última modificação: 07/12/2016 11h36

O IFAM - Campus Manaus Zona Leste (CMZL) vai sediar, entre os dias 08 e 10 de Dezembro, o “1º Intercâmbio Cultural de Valorização da Capoeira Angola no Estado do Amazonas”. O evento é realizado pela Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA), sede Manaus, por meio do Contra mestre Gunter (Chico Bento), que procurou o campus para apoiar a realização do Intercâmbio. O CMZL tem oportunizado a prática da capoeira angola desde 1998, quando o professor do curso Florestal, Philippe (Contra mestre Tintim) prático da capoeira, começou a dar aulas também de capoeira, envolvendo a comunidade local e do entorno do Instituto.

O Intercâmbio contará com a presença de Mestres reconhecidos local, nacional e internacionalmente, como Mestre Cobra-mansa, Valmir e Jurandir. Também com mestres, professores e praticantes de Manaus, Amazonas, Pará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de praticantes da Venezuela e Colômbia. Neste sentido, os mestres, professores e praticantes de Manaus, terão um papel preponderante no acolhimento dos participantes. A Coordenação de Extensão do CMZL e o coordenador do Intercâmbio dentro ao Campus, prof. Philippe Waldhoff, consideram que com este apoio o IFAM desempenha um importante papel estabelecido no Estatuto da Igualdade Racial (Lei Nº 12.288, de 20 de julho 2010), onde está prescrito que poder público estimulará e apoiará ações socioeducacionais realizadas por entidades do movimento negro que desenvolvam atividades voltadas para a inclusão social, mediante cooperação técnica, intercâmbios, convênios e incentivos, entre outros mecanismos (Art. 14).

O IFAM dará apoio por meio de suas quadras esportivas, alojamento e auditório. De uma forma muito especial, também irá ocorrer um intercâmbio entre práticas e saberes de Permacultura junto ao Centro de Referência em Agroecologia. O organizador do Intercâmbio, Contra mestre Gunter, irá disponibilizar 20 vagas para alunos e toda a comunidade do IFAM, que estejam interessados em participar.
A abertura do Intercâmbio será no dia 08 de dezembro às 17:00, com uma aula inicial e uma roda de capoeira angola. No dia 10 (sábado) as 9:00, ocorrerá uma aula para qualquer pessoa interessada em se envolver no Intercâmbio.

Confira a programação:

08 de Dezembro (Campus Manaus Zona Leste)
17h às 19h - Inscrição e Aula inaugural
19h às 21h - Roda de Abertura

09 de Dezembro  (Campus Manaus Zona Leste)
9h às 12h -  Aula
14h às 16h - Permacultura
16h às 18h - Mostra de vídeos
18h às 21h - Vivências

10 de Dezembro  (Campus Manaus Zona Leste)
9h às 12h - Vivências aberto à comunidade
15h às 18h - Mostra de vídeos e Papoeira