Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Era uma vez outra Maria” busca revelar o poder da mulher nesse 08 de março.

“Era uma vez outra Maria” busca revelar o poder da mulher nesse 08 de março.

publicado: 08/03/2019 15h10 última modificação: 08/03/2019 15h10

O instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio da Diretoria de Gestão de pessoas, promove ação nesse 08 de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A ação é uma iniciativa do (IFAM) em conjunto com as Coordenações de Desenvolvimentos e Avaliação de Pessoas, Coordenação de Benefícios e Qualidade de Vida, e Núcleo de Psicologia do (IFAM), uma roda de conversa que tem como objetivo revelar o poder da mulher e sua valorização nos diversos setores de atuação.

A roda de conversa foi realizada na sala de atos da Reitoria do (IFAM), o reitor Professor Antonio Venâncio Castelo Branco esteve presente e realizou a abertura desse momento, destacou em seu discurso o apoio as ações voltadas a valorização do servidor e agradeceu a todas as presentes pelo grande empenho em suas atividades “A instituição só é o que é graças a grande contribuição de todas as servidoras”.

Durante a roda de conversa foi apresentado um vídeo chamado: “Era uma vez outra Maria”, o vídeo conta a história de uma menina que, como muitas outras, durante sua vida enfrenta vários questionamentos, dúvidas e incertezas.

Após a exibição do vídeos foi realizado um momento de socialização e reflexão sobre o tema onde as participantes puderam compartilhar suas experiências.

Essas atividades tem o objetivo de destacar o poder da mulher na sociedade e suas escolhas. Outro aspecto apresentado é o fato em que as mulheres podem tomar suas próprias decisões de maneira autônoma sem serem restringidas, influenciadas ou direcionadas por preceitos que não refletem inteiramente aquilo que acreditam ser seus ideais.

Temas como “violência sexual” também foram abordados durante as atividades, um aspecto amplamente discutido foi o posicionamento da mulher em relação ao comportamento de parceiros, o respeito e as restrições em relação as escolhas é o principal obstáculo ligado ao tema.

Diversos outros temas foram abordados tais como: sexualidade e relações íntimas, gravidez na adolescência, maternidade e paternidade.

A maternidade foi um tema bastante discutido pois esse é um dos aspectos que mais influência a vida da mulher, nos tempos de hoje onde a mulher conquista dia após dia seu espaço, a educação e os cuidados com os filhos devem ser ações divididas de modo que o protagonismo nesse papel seja igualitário entre ambas a as partes.