Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

publicado: 21/09/2018 12h03 última modificação: 21/09/2018 13h30

Atualmente a inclusão é um tema muito recorrente e bastante discutido, e no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) esse tema é discutido a bastante tempo, com diversas ações e projetos desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especificas (NAPNE) o IFAM procura através de pesquisas e inovações criar novas práticas de ensino para inclusão de forma plena e integral dos alunos portadores de necessidades específicas (PNE).

As ações de inclusão no IFAM tiveram início a partir de 2002 com a criação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especificas (NAPNE), e foram se aprofundando a partir de 2007 com a criação do projeto CURUPIRA.

CURUPIRA

No projeto CURUPIRA o foco era a inclusão através da acessibilidade nos ambientes levando-se em conta características arquitetônicas e estruturas físicas das instalações. A criação desse projeto trouxe um novo entendimento sobre a inclusão no IFAM, foram observados 4 aspectos tais como:

1-    Arquitetônicos, estruturas físicas que possibilitam acessibilidade.

2-    Pedagógicos, metodologias de ensino e aprendizagem adequados as necessidades.

3-    Comunicacional, adequação do processo de troca de informações e aprendizado.

4-    Atitudinal, que trata diversos temas como por exemplo a questão do preconceito.

Tendo em vista que o preconceito é oriundo da falta de informação ou da ignorância sobre tema podemos observar que, quando se passa a ter entendimento, esclarecimento e convivência com o tema esse entendimento passa a ser diferenciado, e esse foi um dos objetivos do projeto CURUPIRA trazer conhecimento e esclarecimentos para a convivência cotidiana.

ARUMÃ

O projeto ARUMÃ foi criado em 2010 como resultado do projeto CURUPIRA, pois tem como objetivo oferecer capacitação em educação especial para profissionais que irão trabalhar com pessoas portadoras de necessidades especificas. Essa demanda só pôde ser identificada com os resultados do projeto CURUPIRA, pois foi observado que apesar dos esforços em disponibilizar acessibilidade, no IFAM não havia profissionais capacitados para ensinar, receber e preparar materiais adaptados para portadores de necessidades especificas em suas diversas formas.

APOEMA

Em 2012 foi criado o Projeto do Núcleo de Tecnologia Assistiva (APOEMA) que tem como foco a criação de materiais adaptados para os portadores de necessidades especificas assim como o uso de novas tecnologias que possam facilitar a acessibilidade tais como software e outras tecnologias voltadas a facilitação da inclusão.

E assim o IFAM através do (NAPNE) desde a sua criação sob a Coordenação do Professor Dalmir Pacheco, criou um tripé que abrange os aspectos das necessidades apresentadas, a capacitação de profissionais que possam atuar de forma concisa sobre essa demanda e a utilização e desenvolvimento materiais integrados a novas tecnologias em harmonia com a evolução dos processos de aprendizagem e ensino voltados a portadores de necessidades especificas.

Como podemos perceber os nomes dos projetos e programas trazem com sigo os contextos regionais do amazônida uma vez que a diversidade, a cultura e os costumes de nossa região despertam a curiosidade dos demais, por esse motivo os nomes CURUPIRA, ARUMÂ e APOEMA.

CURUPIRA como todos nós bem conhecemos é um personagem do folclore, que por suas características físicas poderia ser considerado um portador de necessidade especifica, e é considerado o guardião da floresta.

ARUMÃ é um objeto utilizado pelos anciões das tribos BANIWA para tecer, o que nos lava a refletir sobre o uso das experiências adquiridas, o que estamos fazendo se não tecendo conhecimento e construindo o saber de forma plena.

APOEMA em tupi significa ver ao longe, e o entendimento que temos segundo o Professor Dalmir Pacheco é que “a tecnologia em si não é um produto e sim uma ideia uma projeção o que se tem para o futuro”.

Um dos resultados da integração desses projetos são os livros sobre culturas amazônicas totalmente pensados, criados e executados pelos projetos de atendimento a portadores de necessidades especificas do IFAM. Esses materiais possuem características que ainda não foram observadas em outros até então elaboradas o que os fazem pioneiros.

Todos os livros são adaptados para a linguagem de sinais com a linguagem de libras, letras libras, áudio livro, áudio descrição e legendas.

Confira as ações do (NAPNE) explicadas pelo Prof. Dr. Dalmir Pacheco em : http://bit.ly/INCLUSÃO-IFAM-NAPNE

Por: Rodrigo Fonseca

Fotos: Rodrigo Fonseca