Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A IFAM dá início à etapa estadual dos Jogos das Instituições Federais.

A IFAM dá início à etapa estadual dos Jogos das Instituições Federais.

As competições ocorrem em Manaus de 19 a 25 de agosto, e celebram o esporte e o intercâmbio cultural.
por publicado: 19/08/2023 14h38 última modificação: 19/08/2023 14h38

O Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) inicia neste sábado (19) a etapa estadual dos Jogos das Instituições Federais (JIFAM 2023). Inserido na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o evento esportivo tradicional tem como objetivos fomentar a prática desportiva, promover o intercâmbio esportivo, social e cultural entre os alunos e valorizar o papel dos professores como facilitadores do ensino e da aprendizagem.

Em 2023, o JIFAM conta com a participação de 623 alunos/atletas oriundos de 14 cidades do Amazonas onde há campi do IFAM, competindo em uma diversificada gama de modalidades esportivas. O evento busca incentivar não apenas a competitividade saudável, mas também fortalecer os laços entre as diversas regiões do estado, enaltecendo o espírito esportivo e o compromisso com o desenvolvimento educacional.

Neste ano, as modalidades esportivas são: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, judô, natação, vôlei de praia, voleibol, tênis de mesa e xadrez.

Cerimônia de abertura

O Campus Manaus Centro (IFAM-CMC) é o local da cerimônia de abertura neste sábado (19), a partir das 18h. A solenidade de tem a presença confirmada do reitor do IFAm, professor Jaime Cavalcante Alves, e das 16 delegações participantes das competições estudantis, representando as cidades de Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Iranduba, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

O grupo de dança Nippacats, especializado em J-POP (pop japonês), realiza apresentação durante a cerimônia de abertura em celebração à influência da cultura japonesa na juventude global. A música cativante, as animações fascinantes (animes) e as envolventes histórias em quadrinhos (mangás) têm conquistado os corações e mentes da juventude em todo o mundo, promovendo a criatividade, a diversidade e o intercâmbio cultural entre nações.

A imprensa, os estudantes e a comunidade em geral estão convidados a testemunhar esse emocionante evento esportivo e cultural que busca unir alunos e promover valores de intercâmbio, trabalho em equipe e superação.