Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura da 10° Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (CONFOA).

Abertura da 10° Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (CONFOA).

CONFOA acontece em Manaus de 01 a 04 de outubro.

Abertura da 10° Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (CONFOA).
por publicado: 02/10/2019 18h21 última modificação: 02/10/2019 18h21

Na manhã desta terça-feira (1º/10), ocorreu a abertura da 10° Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (Confoa), nas dependências do palácio Rio Negro, localizado na zona centro-sul de Manaus. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades de instituições de ensino e pesquisa da capital do Amazonas, representantes de Portugal de Moçambique, e também da prefeitura de Manaus. O Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) sediam a décima edição do evento. Na ocasião, ainda houve apresentações do corpo de dança da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Em seu discurso, a coordenadora do evento, professora Célia Barbalho, falou da importância dos dados abertos em relação à ciência, pois beneficiará toda a sociedade, tornando a ciência ao alcance de todos. Já o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, fez um breve histórico de sua atuação na área acadêmica, e relembrou sua atuação no município de São Gabriel da Cachoeira para contextualizar sobre a importância da parceria entre as instituições de ensino e pesquisa no processo de desenvolvimento cientifico.

O reitor do Ifam, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, falou sobre a criação da rede federal de ensino que, neste ano comemora 110 anos de criação. Ressaltou a dimensão do estado do Amazonas e que fosse transformado em pais seria o 16° com maior área territorial, tamanha é sua dimensão. Destacou esses aspectos para falar do tamanho do desafio enfrentado pelo Ifam frente à pesquisa e a produção cientifica.

Castelo Branco salientou a grande diversidade de línguas, gêneros e culturas no Amazonas, sobretudo, na cidade de São Gabriel da Cachoeira, onde dentro do campus do Ifam estão presentes cerca de 23 etnias distintas. Esse relato sobre o município serviu como base para salientar a grande diversidade cultural da região e a enorme gama de conhecimento tradicional dos povos da Amazônia, por fim o reitor do Ifam falou que “a ciência nas Amazonas será validada e aceita por todos quando, agregar o conhecimento cientifico com o conhecimento dos povos tradicionais”.

A partir do dia 2 de outubro, as atividades do evento acontecem no Amazon Jungle Palace, com conferências e apresentações de trabalhos.