Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amazonas.

Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amazonas.

publicado: 16/10/2018 13h00 última modificação: 16/10/2018 13h00

Aconteceu nesta segunda-feira dia 15 de outubro, a abertura da semana de ciência e tecnologia do IFAM , a cerimônia de abertura contou com a presença do Ministro da Defesa Joaquim Silva e Luna o reitor do IFAM professor Antonio Venâncio Castelo Branco  o diretor geral do campus Manaus Distrito Industrial Professor Jose Carlos Nunes de Mello, o Coordenador da semana de ciência e tecnologia Professor Juan Gabriel de Albuquerque além dos representantes do governo do estado e da Universidade Federal do Amazonas.

O professor Juan Gabriel em sua fala destacou a importância da parceria entre as forças armadas e a educação no estado, e falou também sobre a honra em receber o ministro da Defesa para a palestra de abertura da semana de ciência e tecnologia, falou também dos grandes desafios enfrentados para que se possa levar ensino de qualidade as áreas mais remotas do estado, algo que só pode ser realizado com as parcerias entre as instituições de ensino e as forças armadas, Juan parabenizou todos os professores pelo seu dia e disse que assim como os soldados os professores também são os guerreiros de nosso pais.

O professor Antonio Venâncio parabenizou os professores pelo seu dia e destacou os grandes avanços da educação graças a força e perseverança dos professores, relembrou também as origens da rede federal de ensino que nesse ano completou 109 anos, destacou que essa conquista foi possível graças a visão e perseverança de Nilo Peçanha, o primeiro presidente negro de nosso pais, responsável pela criação da rede federal de ensino, falou também da importância da semana de ciência e tecnologia do IFAM e seu benefícios para os estudantes e toda comunidade acadêmica em geral, falou também das parcerias entre o IFAM e as forças armadas sobre tudo nas comunidades localizadas as margens do alto Rio Negro.

O Ministro da defesa Joaquim Silva e Luna falou sobre a oportunidade de participar deste evento promovido pelo IFAM, falou de suas experiências na Amazônia, falou da importância das ações do IFAM em levar educação de qualidade aos cantos mais distantes do Estado, falou de suas experiências no Município de Tefé. Logo após o Ministro ministrou a palestra magna do evento onde demostrou de maneira bastante abrangente as estruturas e projetos das forças armadas e do Ministério da Defesa, elencou as peculiaridades dos projetos em diversas regiões do pais, demostrou também vários aspectos referentes a região amazônica tais como: população costumes, culturas e características regionais do Amazonas.

Colocando em prática.

Segunda a aluna Catarina Rodrigues aluna finalista do curso integrado de Eletrônica, a semana de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos obtidos durante sua vivencia acadêmica pois incentiva aos alunos elaborarem projetos para resolver problemas do cotidiano agregando valor ao projeto e trazendo benefícios a sociedade. Já a aluna Izabelle Oliveira que também é aluna do curso integrado de eletrônica a semana de ciência e tecnologia é uma oportunidade de ver na prática os ensinamentos absorvidos durante todos essa caminhada acadêmica, para ela a aplicação dos ensinamentos é o que dá sentido à criação de projetos que iram trazer e agregar valor a sociedade como um todo.