Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura dos Jogos do Instituto Federal do Amazonas

Abertura dos Jogos do Instituto Federal do Amazonas

Competições ocorrem na Vila Olímpica de Manaus e nos campi Manaus Centroe Manaus Zona Leste.
por publicado: 19/08/2019 13h53 última modificação: 19/08/2019 13h53

Nesta sexta-feira (16/08), ocorreu a abertura dos Jogos do Instituto Federal do Amazonas (Jifam 2019), no Campus Manaus Centro (CMC). Com 538 inscritos, alunos de todos os campi estão em Manaus até o dia 21 deste mês, no evento que tem por objetivo proporcionar a integração entre discentes, docentes, técnicos-administrativos e sociedade em geral, além de vivenciar a pluralidade cultural em suas diversas e diferentes manifestações, socializando e respeitando a identidade, a individualidade e o coletivo.

Durante a abertura, o público pôde assistir ao desfile das 15 delegações que participam de onze modalidades masculinas e femininas (atletismo, judô, natação, tênis de mesa, basquetebol, handebol, futsal, futebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez). As competições ocorrem na Vila Olímpica de Manaus e nos campi CMC e Manaus Zona Leste (CMZL).

Ainda na solenidade de abertura, houve a apresentação cultural do grupo de dança Ritmo Folclórico. O juramento foi realizado pela aluna Laísa Pinheiro, do curso técnico integrado em Edificações, do CMC. A atleta foi campeã na natação (100m peito) no Jifam 2018, e terceiro lugar geral nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs 2019).

Sobre o Jifam

O Jifam é uma promoção da Proen/Ifam, em conjunto com os diretores gerais dos campi. O evento é organizado anualmente por uma equipe de diversos profissionais que compõem o quadro de servidores do Instituto, como professores - Educação Física e de outras áreas de conhecimentos, e técnicos-administrativos - psicólogos, assistente sociais e pedagogos.

Os Jogos do Instituto Federal do Amazonas fazem parte da seletiva de atletas que participarão dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que ocorrerão nas cidades de Vitória e Guarapari, no Espírito Santo (ES), nos dias 06 a 12 de outubro de 2019.