Você está aqui: Página Inicial > Notícias > JIF 2015: Abertura é marcada por homenagens e paratletas

JIF 2015: Abertura é marcada por homenagens e paratletas

Jogos ocorrem entre os dias 11 e 15 de novembro na cidade de Goiânia
por Milton Barros publicado: 12/11/2015 08h39 última modificação: 12/11/2015 08h39

Os Jogos dos Institutos Federais (JIF) etapa Nacional deste ano foram abertos oficialmente na noite desta quarta-feira (11), em Goiânia. A solenidade foi realizada no ginásio do Colégio Santo Agostinho, onde  estudantes-atletas e várias autoridades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica juntaram-se para enaltecer o esporte e sua importância na formação integral dos alunos.

“O esporte é uma forma de nos ajudar a construir valores, como respeito e solidariedade”, disse o reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, anfitrião dos Jogos junto com o reitor do IFGoiano, Vicente Pereira de Almeida. Jerônimo convocou os atletas para fazer do JIF “uma grande jogada” e disse que todos os participantes, independentemente dos resultados são vencedores por terem participado das disputas.

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, foi representado na abertura do JIF 2015 pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Machado Feres, que conclamou os atletas a buscar a superação. Segundo Feres, os Jogos fazem parte da formação dos estudantes da Rede Federal. A solenidade contou ainda com a presença de autoridades do governo do Estado de Goiás e do município de Goiânia, além de reitores, pró-reitores e diretores de campus do IFG e de outros Institutos Federais.

Participação de todo o Brasil

Cerca de 1,2 mil atletas participam da disputa nacional entre equipes. Os representantes da etapa nacional venceram as etapas regionais e se credenciaram para competir com atletas de todo o Brasil. Bastante animadas, as delegações vivenciaram emoções diferentes durante a solenidade de abertura.  Todas vibraram com o desfile da tocha olímpica, feito pelo judoca Guilherme Araújo Silva, do IFG, e se emocionaram ao fazer o juramento do atleta, comandado por Karina Borges de Souza, do IFGoiano.

Homenagens e Atleta paraolímpica

Houve muita emoção ainda entre professores do IFG e do IFGoiano e familiares dos quatro docentes de Educação Física que foram homenageados por suas contribuições na área do esporte. Receberam uma Placa de Agradecimento pelos serviços prestados os professores Júlio Cesar Garcia (IFGoiano) e Jefferson Jorcelino Máximo (IFG). Também foram homenageados (em memória) os professores Aladi José de Lima e José Roberto Batista Brum, ambos do IFG.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o discurso da atleta paralímpica, Jane Karla, medalha de ouro no tiro com arco nas Paralimpíadas de Toronto. Jane contou que teve de superar muitas dificuldades, mas que aos 28 anos descobriu as possibilidades do esporte. Foi atleta de tênis de mesa, ficando em 3º lugar no mundial da modalidade. Enfrentou um câncer de mama e não desistiu; buscou outra modalidade esportiva e chegou ao lugar mais alto do pódio.

IFAM nos Jogos Nacionais

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) participa esse ano com 22 estudantess-atletas dos campi Manaus Zona Leste, Manaus Centro, Tabatinga e Parintins nas modalidades de atletismo e natação. As competições de atletismo acontecem nos dias 12 e 13 de novembro na Pista de Atletismo da Universidade Federal de Goiás (UFG), já as competições de natação ocorrem nos dias 14 e 15 no Clube Ferreira Pacheco.

Mais informações acesse o blog do evento: http://jif2015.ifgoiano.edu.br/

*Com informações do IFG e IFGoiano