Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura reúne 700 participantes em evento do 19º SNBU

Abertura reúne 700 participantes em evento do 19º SNBU

Seminário Nacional acontece até o dia 21 de outubro, no Tropical Hotel
por Ana Paula Batista publicado: 17/10/2016 11h23 última modificação: 17/10/2016 11h24

Mais de 700 bibliotecários e bibliotecárias universitárias participam até a próxima sexta-feira, 21 de outubro, do 19º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), no Tropical Hotel Manaus.  Durante a semana, o evento buscará promover a reflexão, o debate e o intercâmbio de informações entre os profissionais da área de informação com foco voltado para as questões que envolvem as ações das Bibliotecas Universitárias.

Na cerimônia de abertura - realizada na noite deste domingo, 16 - estiveram presentes os reitores do IFAM e UFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco e Márcia Perales, além do vice-reitor da UEA Mario Augusto Bessa de Figueiredo; da Presidente da Comissão Executiva do SNBU, Célia Regina Simonetti Barbalho; da Diretora da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (Febab); do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Raimundo Martins de Lima e do Diretor do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Wellington Marçal de Carvalho.

O madrigal da UEA sob a regência do maestro Adroaldo Calduro apresentou poesias cantadas e um medley dos clássicos musicais dos Beatles. Já o Hino Nacional foi interpretado pela cantora amazonense Márcia Siqueira.

O reitor do IFAM destacou que é por meio de parcerias que as instituições se fortalecem. "Sabemos que em diversos municípios não há bibliotecas municipais e as bibliotecas instaladas nos campi tornam-se referência para a comunidade local. Por isso é fundamental que as instituições sejam parceiras. Nosso Processo Seletivo - por exemplo - só é realizado em comunidades indígenas na região de São Gabriel da Cachoeira, porque temos o apoio do Exército Brasileiro", disse Castelo Branco.