Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abraço pela paz

Abraço pela paz

por publicado: 28/04/2023 12h14 última modificação: 04/05/2023 13h16

No dia 28 de abril, os 18 Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) realizaram uma ação conjunta em alusão ao Dia Mundial da Educação, com o objetivo de promover a cultura de paz.

A ação teve como símbolo um "abraço pela paz", em que os estudantes e servidores da instituição abraçaram os prédios do IFAM em uma ação simbólica pela promoção da cultura de paz. A iniciativa envolveu cerca de 16 mil pessoas, entre estudantes e servidores da instituição.

O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) do IFAM, além das diretorias sistêmicas na reitoria e nos Campi.

Durante a ação, os participantes também realizaram atividades como rodas de conversa, palestras, apresentações culturais e oficinas sobre a cultura de paz e a importância da educação para a promoção da harmonia e do diálogo.

O Reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, destacou a importância da iniciativa para a formação dos estudantes. "O Instituto Federal do Amazonas, através de seus Campi, tem desenvolvido diversas ações que visam a promoção de uma cultura de paz. É fundamental que nossos estudantes, futuros profissionais e cidadãos, sejam conscientizados sobre a importância de construirmos uma sociedade mais justa, solidária e pacífica", disse.

A ação do IFAM reforça a importância da educação como ferramenta para a promoção da cultura de paz e da harmonia social, e serve como exemplo para outras instituições de ensino do país.

Para além das ações uma comissão composta por servidores do IFAM foi constituída, e trabalha em um documento que trata diversos aspectos relacionados a promoção da cultura de paz, o documento aborda aspectos referentes a atendimento a alunos e servidores. O documento também traz orientações e formas de procedimento em situação de risco e de mitigação dos efeitos ou ameaças a paz no ambiente escolar e de trabalho. O documento está em faze de elaboração e será divulgado em breve.