Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ação cidadã no IFAM-CMZL estimula o exercício do voto livre e direto

Ação cidadã no IFAM-CMZL estimula o exercício do voto livre e direto

por publicado: 07/04/2022 14h41 última modificação: 07/04/2022 14h41

Estudantes do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) participaram na manhã desta quinta-feira (07), da ação cidadã sobre o processo eleitoral brasileiro. A atividade foi mediada por membros da Escola Jurídica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e direcionada aos alunos do segundo ano dos cursos técnicos na forma integrada.

Durante a ação, foram realizadas atividades educativas sobre cidadania e o exercício do voto responsável e com ética. Além da palestra que buscou despertar nos alunos a participação atuante no processo eleitoral, houve a simulação de votação em urna eletrônica com o objetivo de demonstrar e reforçar a confiabilidade do equipamento que garante a votação de forma segura, transparente e eficiente. “Além de destacar a importância do voto responsável, mostramos que as urnas eletrônicas são sim confiáveis e sobretudo, apresentamos aos estudantes os aspectos de funcionamento desse equipamento”, disse o analista judiciário e chefe de Cartório da 2ª Zona Eleitoral, Ruy Wanderley Carvalho Lopes.

Enquanto aguardava para participar da simulação de votação, a estudante Kethelen Medeiros, do curso técnico em Administração, afirmou que a palestra aumentou a motivação para emitir o título de eleitor ainda neste mês e participar das próximas eleições. “Em casa, minha mãe sempre fala da importância do voto consciente e o exercício da cidadania e democracia. Com a palestra, compreendi melhor o funcionamento das urnas eletrônicas e que há confiabilidade sim no processo eleitoral”, disse.

Campanha de incentivo à emissão do título de eleitor

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou uma campanha para incentivar os estudantes da Rede Federal, com idade de 16 e 17 anos, a tirar o título de eleitor.

O mote que embasou o processo criativo da campanha faz, indiretamente, a defesa dos processos democráticos que marcam a escolha de reitores e cria um paralelo com as eleições majoritárias de outubro deste ano.

Todo o conteúdo foi desenvolvido a partir de publicações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e estão disponíveis nas redes sociais e site do IFAM. A campanha iniciou no dia 04 de abril e encerra no próximo dia 04 de maio, data limite para a emissão de títulos para votar nas eleições deste ano.