Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acessibilidade por meio de videoaulas no Reditec 2017

Acessibilidade por meio de videoaulas no Reditec 2017

Projeto é iniciativa dos alunos do Campus Manaus Centro
por Ana Paula Batista publicado: 24/11/2017 17h40 última modificação: 24/11/2017 17h48

Garantir meios para que todos tenham acesso ao ensino é um dos objetivos do projeto "A produção de videoaulas em libras como subsídio ao ensino de ciências da natureza e matemática para alunos com deficiência auditiva das redes de ensino no Amazonas".

O projeto é de autoria de André Castro, Jesiane Spíndola, Jessica Spíndola, Karen Magno, Kennedy Batista, Rodrigo da Silva e o orientador Janari Rui Negreiros. O grupo esteve representando o Campus Manaus Centro durante a 41ª Reditec que acontece até dia 23 de novembro, em João Pessoa (PB).

siteIMG_6574.jpg

Os alunos produziram uma série de videoaulas com tradução em libras para subsidiar a aprendizagem de surdos nas disciplinas de Química, Matemática e Física. A experiência foi aplicada na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos que é especializada no ensino a pessoas surdas no Amazonas. As aulas servirão como material de apoio pedagógico permanente e o resultado pode ser conferido no canal do Youtube chamado “Videoaulas Napne”.

ALUNOS AMAZONENSES TROCAM EXPERIÊNCIAS COM O PORTO

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) também estava expondo o projeto chamado 'Virtual Sign' que utiliza  novas tecnologias de informação e comunicação para promover uma inclusão inteligente de pessoas surdas e com deficiências auditivas por meio de uma luva com sensores e uma câmera Kinect para traduzir os movimentos para texto e vice-versa.

Os alunos do CMC tiveram a oportunidade de trocar experiências e ideias com os estudantes portugueses de engenharia.

A REDITEC

A Reditec conta ainda com a Mostra de Experiências Exitosas nas áreas de Ensino, Pesquisa, Gestão, Extensão e Internacionalização. Foram enviadas 250 propostas e apenas 25 trabalhos foram aceitos. Na mostra, educadores apresentam iniciativas bem sucedidas desenvolvidas nas instituições da Rede. O evento é realizado anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Setec/MEC.