Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações futuras do Instituto Federal do Amazonas IFAM

Ações futuras do Instituto Federal do Amazonas IFAM

por publicado: 15/01/2021 14h13 última modificação: 15/01/2021 15h50

Há pouco mais de um ano, a humanidade vem sendo duramente afetada por um vírus que tem uma alta taxa de transmissibilidade, o que levou as pessoas e instituições a adotarem novos comportamentos para evitar o contágio.

Mesmo com todos os cuidados adotados, esse vírus se espalhou e afetou toda a sociedade de maneira muito dura. Em alguns casos, gerando nosso afastamento de amigos e familiares. Em situações mais extremas, levando embora antes queridos.

O Instituto Federal do Amazonas também foi afetado. Primeiro com a adoção do distanciamento social, quando fomos afastados dos alunos, nosso maior patrimônio. Adotamos novas formas de ensino (on-line, híbrido e estudo dirigido), visando a segurança de todos diante de novo cenário.

Apesar de tomarmos todos os cuidados e seguir os protocolos de biossegurança, muitos alunos e servidores foram infectados. Muitos se recuperaram, mas, infelizmente, outros perderam a luta contra o vírus. Perdemos alunos e servidores que ajudavam a guiar essa instituição.

Uma dessas perdas foi o nosso reitor, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, falecido no último dia 11 de janeiro, vítima de complicações causadas pelo novo coronavírus. Professor Venâncio como já relatamos em inúmeras ocasiões, deixou um grande legado como homem público de conduta integra. Uma de suas maiores realizações foi a interiorização do ensino não só no Estado do Amazonas, mas também em toda a região Norte, como fruto de uma longa trajetória, desde que ingressou como aluno, posteriormente como docente e, recentemente, como gestor.

Com a partida do nosso reitor, a pró-reitora de Ensino, professora Lívia de Souza Camurça Lima, assume a gestão do Ifam temporariamente até a eleição e posse de um novo reitor pro tempore. A nova gestora é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. Professora Lívia ingressou no IFAM em 1993 com o cargo de docente, tendo ocupado diversos cargos de gestão, como coordenadora de Curso, gerente de Ensino e diretora de Ensino, atualmente professora Lívia atuava no IFAM como Pró-reitora de Ensino.

A definição do período de substituição se deu após a emissão do parecer n. 0007/2021/GAB/PFAM/PGF/AGU, que atestou a legalidade da portaria n. 84/GR-IFAM, de 14 de janeiro de 2021, publicada no Diário Oficial da União de 15 de janeiro de 2021.

Desejamos à reitora substituta força durante a condução dos trabalhos até a posse do novo reitor pro tempore, a ser escolhido democraticamente pela comunidade acadêmica por meio de consulta pública, para gerir o Ifam até o final do mandato do professor Antonio Venâncio Castelo Branco, previsto para junho de 2023.