Você está aqui: Página Inicial > Notícias > AGU garante nomeação de professores concursados no IF do Amazonas.

Notícias

AGU garante nomeação de professores concursados no IF do Amazonas.

AGU garante nomeação de professores concursados no IF do Amazonas.

O concurso estava paralisado por liminar desde Novembro/2020.
por publicado: 03/02/2022 15h16 última modificação: 03/02/2022 16h42

Em atuação conjunta, a Procuradoria Federal no Estado do Amazonas e a Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas obtiveram a extinção do Mandado de Segurança nº 1012507-47.2019.4.01.3200, que havia paralisado o concurso público deflagrado em 2019 para Professor da disciplina de Física. 

 

Em resumo, o candidato autor da ação alegava prejuízo pelo indevido não cômputo dos pontos referentes aos seus títulos. Assim, buscou o reconhecimento judicial da pontuação correspondente, e sua consequente reclassificação dentre os aprovados. 

 

Na defesa do Instituto Federal, a PF-IFAM sustentou a necessidade de formação de litisconsórcio com os demais candidatos aprovados. Ou seja, na medida em que a sentença poderia afetar os seus interesses (alterando o resultado final do certame), os demais concorrentes deveriam ter a oportunidade de se manifestar na demanda. 

 

Em Novembro/2020, foi deferida uma liminar suspendendo a nomeação dos aprovados, até que o mérito da demanda fosse resolvido. Porém, na mesma decisão o Juízo acolheu a tese de defesa do da PF-IFAM, e determinou que o autor da ação emendasse a petição inicial, para trazer à lide os demais candidatos. 

 

Na sequência, o autor desistiu da ação, ensejando que a PF-AM chamasse a atenção do Poder Judiciário para o fato, que por esse motivo extinguiu o feito sem resolução do mérito, e revogou a liminar. 

 

Hoje, o IFAM está autorizado a promover a nomeação dos candidatos aprovados. 

 

Nas palavras da Procuradora-chefe da PF-IFAM, Dandara Viegas Dantas, "a PGF mais uma vez cumpriu sua função institucional de auxiliar o IFAM na sua honrosa missão de promover a educação aos jovens do nosso Estado."

 

“Nosso trabalho coordenado novamente rendeu frutos ao Instituto Federal do Amazonas, impedindo prejuízos à formação dos alunos, diante da possibilidade de início do ano letivo sem Professores. Nós, Procuradores Federais, trabalhamos sempre à serviço da população”, explicou o Procurador-chefe da PF-AM, Daniel Ibiapina Alves. 

 

A PF-AM e a PF-IFAM são unidades da Procuradoria-Geral Federal no Amazonas, órgão da Advocacia-Geral da União.