Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do Ifam participam do projeto La Passion

Notícias

Alunas do Ifam participam do projeto La Passion

As atividades do projeto aconteceram em São Luís-MA e foram baseadas na metodologia Design Thinking.
por publicado: 28/05/2019 15h36 última modificação: 28/05/2019 15h36

Durante dez semanas, alunos dos institutos federais de Alagoas (Ifal), Amazonas (Ifam), Pernambuco (IFPE) e Rondônia (Ifro) participaram do projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (La Passion, na sigla em inglês). As atividades foram realizadas em São Luís-MA e baseadas na metodologia Design Thinking, que busca respostas inteligentes a dificuldades reais com base em princípios como empatia e interatividade. 

Além dos estudantes dos institutos federais, participaram também alunos de universidades da Espanha, Finlândia, Portugal e Uruguai. As equipes propuseram soluções para a melhoria do turismo, acesso à água potável e combate à violência contra a mulher enfrentados na capital maranhense e na cidade de Santo Amaro. 

O Ifam foi representado pelas alunas Ana Machado, do curso de Agroecologia do Campus Manaus Zona Leste (CMZL), e Erika Sena, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), ofertado no Campus Manaus Centro (CMC). 


Interação, participação, empatia e colaboração foram alguns pontos destacados pelas alunas e que contribuíram para a formação profissional e pessoal cada uma. Em equipes diferentes, as estudantes do Amazonas propuseram a criação de um serviço digital para auxiliar mulheres em situação de risco e também apresentaram ideias de acesso a necessidades básicas. As duas propostas foram direcionadas para a cidade de São Luís. 

De acordo com o reitor do Instituto Federal do Amazonas, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, o intercâmbio entre instituições é prioritário no Ifam, assim como a internacionalização da instituição. “Já enviamos alunos para diversas instituições, principalmente as portuguesas, como os institutos politécnicos do Porto e de Bragança. Estudantes que tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos com pessoas de vários países”, destacou. 

O Ifam é o único instituto da região Norte a ser parceiro no projeto La Passion. Participam ainda o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), os institutos federais do Maranhão (IFMA), de Goiás (IFG), do Triângulo Mineiro (IFTM) e Sul-rio-grandense (IFSul), além de instituições de Portugal, Finlândia, Espanha, Uruguai e Chile.

Com informações da comunicação do Conif.