Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do Ifam é integrante da equipe vencedora da Maratona Hackathon, com projeto voltado para melhorias na área da saúde.

Edilson Abreu, do CMDI, fez parte da equipe vencedora com projeto voltado para melhorias na área da saúde.
por publicado: 21/05/2019 17h01 última modificação: 23/05/2019 17h07

Após um fim de semana intenso de competição, a equipe I9 foi campeã da primeira edição da Maratona Hackathon, promovida pela prefeitura de Manaus com a finalidade de buscar propostas de soluções tecnológicas para as áreas da saúde e mobilidade urbana. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) esteve presente na competição. O aluno Edilson Abreu, do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), foi um dos integrantes do grupo vencedor.

Estudante do curso superior de tecnologia em Mecatrônica, Edilson Abreu fez parte da equipe responsável pelo projeto ‘Auxil.ia’ que, com melhor votação técnica e popular, venceu com proposta voltada para a melhoria do sistema que abastece as farmácias gratuitas de Manaus e ainda com a ideia de disponibilizar à população, por meio de um mapa em tempo real com uso de comando de voz ou texto, em qual Unidade Básica de Saúde (UBS) está disponível o medicamento desejado.

Durante a competição, Abreu esteve à frente da elaboração do pitch, momento em que os participantes mostraram a  necessidade de acreditar no projeto, o motivo pelo qual alguém deveria comprar a proposta e também apostar na ideia. Para essa fase, o representante da equipe I9 destacou o conhecimento adquirido como proprietário da Startup Bixo de Mato, vinculada à Ayty, incubadora de empresas do Ifam, e que presta serviços voltados para desenvolvimento de software e impressão 3D.

“A Ayty foi um suporte fundamental para nossa participação na competição. Com os cursos e treinamentos que recebi na incubadora de empresas do Ifam,  pude contribuir com as questões relacionadas ao mercado, como plano de negócio e apresentação de pitch”, destacou.

De acordo com Abreu, o projeto vencedor receberá 120h de consultoria e 6 meses no Cardume Coworking, espaço de trabalho que proporciona novas experiências de trabalho e relacionamentos. Posteriormente, serão feitos ajustes no projeto para ser oferecido à Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

Fotos: Maratona Hackathon