Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Maués visitam unidade da Ambev na cidade

Alunos do Campus Maués visitam unidade da Ambev na cidade

Visita técnica contou com 43 alunos dos cursos técnicos em Administração e Agropecuária
por publicado: 09/06/2016 10h14 última modificação: 09/06/2016 10h19

Na última sexta-feira, 03 de junho, 43 alunos dos Cursos Técnicos em Administração e Agropecuária realizaram uma visita técnica na unidade da Ambev em Maués. A proposta foi idealizada e estruturada pelo professor de gestão, Cristiano Nascimento, que desde 2015, por intermédio de parceria tem levado os discentes para conhecer a unidade da Ambev e os APLs (Arranjos Produtivos Locais) inerentes aos processos de produção do guaraná (Paullinia cupana). Também participaram da atividade os professores de produção vegetal e agroindústria, Prof. Dr. Israel Santos, Dr. e o Prof.  de Língua Estrangeira Moderna – Espanhol, Prof. Oraldo Angeloto.

Considerando as exigências da economia do comércio local e global, e a importância da influência desses futuros técnicos na cadeia produtiva do guaraná,  foram estabelecidos os seguintes objetivos: (1) oportunizar aos discentes o aprendizado significativo, utilizando o modelo organizacional praticado pela Ambev em Maués; (2) demonstrar o funcionamento do processo de produção e armazenamento das mudas de guaraná pré-plantio e; (3) evidenciar a importância do principal produto agrícola de município – o guaraná de Maués.
Na unidade administrativa, os alunos participaram da “integração institucional”, momento necessário para situá-los frente às normas de conduta e segurança no trabalho praticado pela empresa, todo processo foi conduzido pelo chefe do setor de segurança.

Na oportunidade, a engenheira e gerente da Fazenda Santa Helena, Miriam Frota apresentou aos discentes o vídeo institucional produzido pela “Discovery Channel”, que em 2010 mostrou ao mundo o processo produtivo do fruto do guaraná produzido em Maués-AM, desde a colheita do fruto na fazenda Santa Helena, até a fabricação do guaraná Antarctica, na unidade do Rio de Janeiro.

Os discentes e docentes do IFAM/CMA também foram convidados a participar da campanha “World environment (every) day” que está sendo introduzida no ambiente organizacional na AmBev, por ocasião do dia Mundial do Meio Ambiente. De acordo com as informações obtidas, as ações encontram-se em pleno andamento na empresa e nas redes sociais, tendo como fundamentação atitudes sustentáveis.
 Na Fazenda Santa Helena, os alunos de administração e agropecuária, tiveram a oportunidade de conhecer “in loco” o processo de produção das mudas de guaraná (figura 03), as tecnologias que a Ambev vem discutindo em conjunto com outros pesquisadores, assim como, os principais fornecedores de mudas de guaraná dentro do município.
Os gerentes da instituição tiveram o prazer em dizer o quanto a empresa vem contribuindo e melhorando a produtividade do produtor de guaraná dentro do município, ajudando dessa forma, para melhoria da qualidade vida e o desenvolvimento regional.

Foi esclarecido aos alunos que embora Maués seja a Terra do Guaraná, a quantidade de grãos nela produzido é incapaz de suprir a demanda da instituição, no entanto, em termos de qualidade, o município mantém um dos melhores indicadores para produção do fruto.
Com isso, percebemos o quão importante é manter consolidado as relações institucionais necessárias para fomentar o conhecimento, contribuindo assim para melhoria do aprendizado significativo dos discentes. Desta forma, a Ambev vem ajudando o IFAM/CMA a consolidar seus objetivos: levar a educação de qualidade baseada nas potencialidades locais, contribuindo desta forma, com o desenvolvimento da sociedade maueense.

Com informações do campus Maués

Texto e Adaptação: Adm. Cristiano Nascimento, Mestrando em Educação Agrícola e Vanderlei Antonio Stefanuto, Dr.

registrado em: , ,