Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do CMZL participam de curso sobre manejo florestal

Alunos do CMZL participam de curso sobre manejo florestal

A capacitação ocorreu em Paragominas (PA), nos dias 19 a 29 de julho, com a participação de 18 estudantes do IFAM.
por publicado: 04/08/2016 11h58 última modificação: 04/08/2016 11h58

Estudantes do curso técnico subsequente em Florestas, do Campus Manaus Zona Leste (CMZL), estiveram em Paragominas (PA), nos dias 19 a 29 de julho, para participar do curso ‘Manejo Florestal – Exploração de Impacto Reduzido’. A capacitação foi realizada pelo Instituto Floresta Tropical (IFT), no Centro de Manejo Florestal Robert Bauch, considerado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) um centro de excelência em manejo florestal na Amazônia brasileira, como um dos casos exemplares de manejo florestal nos trópicos.

O curso proporcionou um campo preparatório para os estudantes, complementando e integrando parte da disciplina Manejo de Florestas Nativas e Exploração de Impacto Reduzido. Durante a capacitação, foram apresentados aspectos do planejamento e dimensionamento de operações de manejo e exploração florestal, assim como práticas pós-exploratórios. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conduzir, em grupo, um trabalho prático para treinar e desenvolver seus conhecimentos.

De acordo com o professor Ricardo Bento, responsável em acompanhar os alunos no curso de campo, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciarem uma experiência única de boas práticas em todas as fases do manejo florestal. “Agora, capacitados para o manejo de florestas nativas, estes futuros técnicos florestais terão a responsabilidade de retornar esse conhecimento adquirido para a sociedade com o compromisso de explorarem os recursos florestais de forma mais racional com as devidas técnicas do impacto reduzido”, disse.

Bento afirma ainda que o curso preparatório demonstra que “ o Campus Manaus Zona Leste vem contribuindo significadamente para a excelência do ensino e essa capacitação planejada é uma prova de que o Instituto busca sempre praticar a responsabilidade social, concedendo para sociedade profissionais mais preparados e engajados na área florestal”.

Ao todo foram capacitados 18 estudantes que serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.