Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFAM retornam de intercâmbio em Portugal

Alunos do IFAM retornam de intercâmbio em Portugal

Grupo esteve no prédio da Reitoria para apresentar relato de experiência
publicado: 26/02/2016 11h24 última modificação: 26/02/2016 11h24

Após temporada de seis meses de estudos no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) retornaram neste mês a Manaus para multiplicar os conhecimentos e experiências adquiridos em terras portuguesas. Os estudantes cursam graduação em Medicina Veterinária e Engenharia Civil, nos campi Manaus Zona Leste (CMZL) e Manaus Centro (CMC).

Na tarde desta quinta-feira (25/02), o grupo esteve no prédio da Reitoria para apresentar um relato de experiência, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais do Instituto. Foi a primeira vez que um grupo de estudantes de graduação do IFAM realizou mobilidade acadêmica internacional através de um programa institucional próprio – IFAM Internacional.

De acordo com o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, A experiência é enriquecedora tanto para os estudantes quanto para o Instituto. "Essa apresentação mostra que o programa deu certo. É importante que esses alunos pioneiros no programa palestrem para outros alunos do IFAM para incentivar e mostrar que essa experiência abre horizontes."

A mãe da estudante Bábara, Sandra Migueis, agradeceu o Instituto pela oportunidade. "Não sei se sem essa oportunidade poderíamos mandar Bárbara para um intercâmbio, agradeço muito ao Instituto e considero minha filha muito privilegiada por essa experiência, que é um diferencial e muito almejada pelos estudantes."

Vivências e trocas de conhecimento

Aluna do 5º período do curso de Medicina Veterinária, Kelly Regina de Souza Couto, destacou o a estrutura física e o apoio recebido pelos professores do instituto português. “Sempre quando precisávamos de algo, o setor de Relações Internacionais procurou nos auxiliar para facilitar o nosso convívio na instituição. Outro ponto importante foi a troca de conhecimento em sala de aula, principalmente em relação a professor e aluno, além do uso de tecnologias e laboratórios equipados”.

Alunos do IFAM e Assessorade Relações Internacionais do IPB

Para o aluno de Engenharia Civil, Lucca Fernando, a experiência de vivenciar a realidade do seu curso em outro país e fazer amizades com pessoas de todo o mundo foi o grande diferencial. "Algumas normas são diferentes do Brasil, tive a oportunidade de aprender mais, além disso, algumas aulas eram ministradas em Português e Inglês simultaneamente e pude aprimorar mais esse idioma e estudar com pessoas de países como Polônia e Lituânia."