Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos são selecionados para competição mundial de robótica

Notícias

Alunos são selecionados para competição mundial de robótica

Evento ocorrerá em Portugal, em julho de 2020, e terá a participação de alunos do ensino médio integrado do CMDI.
por publicado: 30/10/2019 18h29 última modificação: 01/11/2019 16h24

Após conquistarem o segundo lugar na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2019, os alunos Lawane Souza, Marcos Machado e Victor Rebelo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) foram classificados para a etapa mundial da competição que ocorrerá em julho de 2020, em Portugal. A equipe vencedora é formada por estudantes dos cursos de nível médio integrado em Eletrônica e Mecatrônica, do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), e tem orientação dos professores Micila Medeiros, especialista em Engenharia de Software, Hilermann Ferreira, mestre em Eletrônica, e Vitor Bremgartner da Frota, doutor em Informática.

De acordo com a professora Micila Medeiros, desde 2013 o Ifam vem conquistado espaço nas competições de robótica e, há três anos, desenvolve um trabalho contínuo junto aos alunos e professores da área. “Desde 2017, o Instituto tem alcançado o primeiro lugar na etapa regional da OBR e, posteriormente, a classificação para a competição nacional”, disse.

Além da OBR, o Ifam tem participado de diversos eventos de robótica, como First Lego League (FLL) – torneio de robótica promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), que renderam premiações de destaque para melhor programação e design de robôs. Aliadas às competições, estão as produções acadêmicas e científicas no campo da robótica. “Os alunos produzem inovações, não somente competem como também criam. Desenvolvem projeto de divulgação científica que já renderam artigos e já publicações em eventos renomados”, destacou Medeiros.

Sobre a OBR

Em 2019, a OBR aconteceu no dia 26 de outubro, na cidade Rio Grande, do Estado do Rio Grande do Sul. A competição tem como um dos objetivos estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Saiba mais: http://www.obr.org.br/