Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Amazonas recebe audiência pública sobre BNCC

Amazonas recebe audiência pública sobre BNCC

Reitor do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)
por Ana Paula Batista publicado: 07/07/2017 14h19 última modificação: 07/07/2017 15h06

O Amazonas foi o primeiro a realizar uma das cinco audiências públicas que discutirá a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As outras audiências serão sediadas em Recife, Florianópolis, São Paulo e Brasília até setembro. Após isso, as colaborações serão encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC).

O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e contou com a participação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da Secretaria Nacional da Educação Básica do Ministério da Educação (SEB-MEC), das secretarias municipal e estadual de Educação, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o magnífico reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco.

A abertura teve intervenção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) que se posicionaram contra a proposta da reorganização do currículo das escolas públicas e particulares.

O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, destacou a especificidade da região Norte, principalmente do Amazonas que possui uma grande população indígena. "Cito como exemplo contundente de que devemos adequar o curriculum para atender a realidade das populações tradicionais, o nosso campus localizado em São Gabriel da Cachoeira, distante 850 km da capital. Lá temos 23 etnias indígenas estudando no campus e seria de grande importância poder flexibilizar o currículo e integrar conteúdos. A Educação Profissional já provou que transforma a sociedade e promove a melhoria da qualidade de vida das pessoas", ressaltou o reitor.

A audiência pública teve a participação de representantes de todo o país e também foi transmitida online pelo MEC e pelo Canal Futura.

registrado em: