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Apresentação das ações e políticas da SETEC.

Apresentação das ações e políticas da SETEC plataforma Nilo Peçanha.
publicado: 11/09/2018 22h17 última modificação: 11/09/2018 22h17

Apresentação das ações e políticas da SETEC.

 O palco do auditório principal do Hotel Atlântico, onde acontece a Reditec, recebeu Gustavo Moraes, Paulo Leão e Romero Raposo Filho, respectivamente assessor especial, diretor de desenvolvimento e secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), nesta terça-feira, 11 de setembro. Na apresentação “Ações estratégicas e Políticas da Setec/MEC”, os gestores, falaram sobre as atividades desenvolvidas nos últimos dois anos, ao público, que se fez presente em peso.

Apresentação

 Baseada em tópicos, a exposição das ações da Secretaria foi iniciada por Romero Portella Raposo Filho, que coordenou os trabalhos de apresentação. Utilizando dados estatísticos, o secretário trouxe os atuais números da Rede Federal: 659 campi, 73.972 servidores, entre professores e técnicos administrativos em educação. Ao falar sobre as prioridades de sua gestão, o destaque dado pelo gestor foi a execução de obras em andamento: “temos 249 obras em execução, as quais fizemos um investimento de R$ 40 milhões para viabilizar sua entrega em condições plenas de uso. Há, ainda, 329 projetos em andamento, para que seja dado seguimento após a conclusão das outras obras”, disse.

 Ao assumir o papel de fala, Gustavo Leão apontou os desafios para a Plataforma Nilo Peçanha, que destaca como maior avanço entre as ações que desempenharam para consolidar a Rede: “manter e dar significado a ela, como resultado prático de sua construção enquanto instrumento de e para a Rede”.

Tópicos

 Na sequência da apresentação, os três participantes da mesa se alternaram em suas falas, sempre em tópicos, tratando de temas como o Energif, Programa de Desenvolvimento de Eficiência Energética, e as Células de Empreendedorismo, projeto-piloto com atividade em seis campi de institutos de estados como Goiás, Paraíba e Rondônia, que buscam aproximar estudantes e o mundo do trabalho. Ainda na pauta: as ações de capacitação, reforma do Ensino Médio, controle de gastos, o Sistema de Modelagem Virtual de Obras (BIM), realizado em parceria com o Instituto do Rio Grande do Norte, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Plataforma Nilo Peçanha
 Destaque na apresentação, a Plataforma Nilo Peçanha (PNP) é o ambiente virtual de coleta, validação e divulgação das estatísticas oficiais da Rede Federal. Segundo Gustavo, coordenador e um dos idealizadores da iniciativa, o intuito é “reunir dados da Rede, subsidiando a avaliação dos processos educacionais, promovendo a qualidade educacional e tornando a gestão dos programas e das políticas públicas em educação profissional e tecnológica mais eficaz”. A plataforma vai reunir dados sobre o corpo docente, estudantes, quadro técnico-administrativo e de gastos financeiros de todas as unidades da Rede Federal. A Plataforma chega a sua segunda versão: a PNP 2.0 traz novos filtros, ajustes e funcionalidades. O “censo da Rede”, que está disponível a todos, e foi validado por seis mil servidores que se cadastraram voluntariamente, traz dados e indicadores estatísticos de 2017. “Nossa maior expectativa é ver a consolidação dessa ferramenta nos próximos anos. Ainda neste mês de setembro começaremos os trabalhos, via Revalide (Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas), para a coleta de dados de 2018”, finalizou Gustavo.

Outro aspecto apontado por Gustavo Leão foi o de que, a plataforma Nilo Peçanha (PNP) não deve ser interpretada como um produto e sim como uma politica de gestão de indicadores que deve ano após ano ser aprimorada e revisada com o auxilio de todos os servidores e colaboradores dos Institutos Federais de Educação a fim de demostrar e consolidar os bons resultados obtidos pela rede.  

Por: Rodrigo Fonseca

Fotos: Rodrigo Fonseca