Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artigo de professor do CMDI é apresentado em evento Internacional

Artigo de professor do CMDI é apresentado em evento Internacional

Trabalho foi destaque na 47th Frontiers in Education em Indianápolis (EUA)
por publicado: 25/10/2017 12h01 última modificação: 25/10/2017 12h04

O docente do IFAM Campus Manaus Distrito Industrial, professor Me. Vitor Bremgartner, defendeu artigo científico no dia 21 de outubro de 2017 no evento internacional 47th Frontiers in Education em Indianápolis (EUA), organizado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). O artigo tem o título "Conceptual Framework of Educational Resources Adaptation for Improve Collaborative Learning in Virtual Learning Environments", resultado de seu trabalho de Doutorado sob a orientação do prof. Dr. José Magalhães Netto (UFAM) e co-orientação do prof. Dr. Crediné Menezes (UFRGS) . O trabalho trata de um framework conceitual de adaptação de recursos educacionais aplicado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, nesse caso, o Moodle. Tal framework foi utilizado em suas turmas de Algoritmos e Programação no IFAM CMDI.

Um framework conceitual é um conjunto de conceitos usados para resolver um problema de um domínio específico, onde não se trata de um software executável, mas sim de um modelo de dados para um domínio. O framework atua onde há funcionalidades em comum a várias aplicações. Assim, no artigo do docente o framework utilizado, chamado de ArCARE (Arcabouço Conceitual de Adaptação de Recursos Educacionais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs), permite a adaptação de recursos para estudantes no Moodle, com o objetivo de resolver o problema da apresentação de recursos educacionais da mesma forma para todos os estudantes. Tal framework visa a construção do conhecimento dos alunos e para isso foi desenvolvido um sistema que utiliza tecnologias de Inteligência Artificial. Estes recursos no ArCARE são recomendação e adaptação de atividades colaborativas para estudantes.

Além disso, o docente também teve outro artigo, como coautor: "Applying Social Network Analysis in a Course Supported by a LMS: Report of a Case Study", tendo como autora principal sua colega de Doutorado Dhanielly Lima e o prof. José Magalhães Netto.

Mais informações podem ser vistas no link do evento: http://fie2017.org/

registrado em: