Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aspirante a cão-guia visita Reitoria do IFAM

Aspirante a cão-guia visita Reitoria do IFAM

IFAM será o primeiro instituto da região Norte a receber um Centro de Treinamento para cães-guia
por Ana Paula Batista publicado: 31/05/2016 07h56 última modificação: 31/05/2016 11h35

Na última semana, a Reitoria do IFAM recebeu uma visita ilustre: o Dark, cão da raça Labrador que está em treinamento para se tornar um cão-guia para deficientes visuais. O Labrador é conhecido por ser uma raça dócil, obediente e muito inteligente na compreensão e aprendizado dos comandos.

O IFAM Campus Manaus Zona Leste (CMZL) será o primeiro da região Norte a ter o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia. A proposta é capacitar animais para trabalhar com deficientes visuais e formar treinadores/instrutores de cães-guia qualificados para o mercado de trabalho. As obras do Centro estão em andamento e encontram-se na fase de conclusão.

O IF Catarinense (IFC) foi pioneiro ao oferecer o curso de Pós-Graduação de Treinador e Instrutor de cães-guia no campus Camboriú. Desta forma, o Brasil passa a ser o único país da América Latina dedicado a formar profissionais para atender a esta demanda de mercado.

Os zootecnistas Raimundo Gonçalves Ferreira Netto e Samia Bomfim, do campus Manaus Zona Leste (CMZL) são os representantes amazonenses neste curso. O objetivo é que os servidores retornem a Manaus como multiplicadores e implantadores do projeto.

Segundo ela, o treinamento consiste em fazer com que o cão aprenda a se comportar em locais públicos, obedecer a comandos e andar nas ruas com o deficiente visual.

Os filhotes serão ‘hospedados’ com as famílias socializadores durante 15 meses que tem a missão de ensinar ao cão comandos básicos como sentar, comer, ir ao banheiro e, principalmente, a conhecer e saber se portar nos locais. Após esse período, o cão aspirante à guia retorna ao Instituto para iniciar o treino que dura de 6 a 8 meses.

Para o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, os cães aptos serão entregues gratuitamente a deficientes visuais. “Nosso foco é integrar cada vez a pessoa com deficiência em nossa sociedade, fazendo com que ele supere limites e transponha barreiras. E nada mais prazeroso do que com a ajuda de um animal hábil e companheiro”, destacou o reitor informando que a seleção das famílias socializadoras será feita por meio de Edital ainda a ser anunciado.

Entretanto, nem todos os cães são ‘aprovados’ para ser um cão-guia. Segundo a zootecnista Samia, aqueles animais que demonstram comportamento submisso, agressivo ou de medo acabam não atendendo ao perfil desejado para acompanhar um deficiente visual. “Eles passam a ser os olhos do deficiente e tem como dever alertar sobre perigos e obstáculos”, ressaltou.

O Projeto

É uma ação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite que visa instalar Centros de Formação nas cinco regiões do Brasil. Além do IFAM, os Institutos Federais de Sergipe (Campus São Cristóvão), do Ceará (Campus Limoeiro do Norte), do Espírito Santo (Campus de Alegre), Goiano (Campus Urutaí) e Sul de Minas (Campus Muzambinho) também foram contemplados com a implantação do projeto.